Exportações de vinhos portugueses atingem os 447,6 milhões de euros no 1º semestre de 2023

O 1º semestre de 2023 registou um crescimento positivo nas exportações dos vinhos portugueses em comparação com o período homólogo.

De acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal, nos primeiros seis meses do ano, as exportações totais de vinho atingiram os 447,6 milhões de euros, 158,3 milhões de litros, a um preço médio de 2,83 euros por litro.

Quando comparado com o primeiro semestre de 2022, observa-se um crescimento de 3,4 milhões de litros das exportações em volume, 16,8 milhões de euros em valor e 0,05 euros no preço médio por litro.

Face ao período homólogo, de destacar o crescimento das exportações de vinho para o Reino Unido no valor de 13,3 milhões de euros, assim como Brasil com 6,1 milhões de euros e Angola com 4 milhões de euros.

«Verificámos um aumento significativo no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Este crescimento pode explicar-se pelo aumento da matéria prima disponível e uma certa normalização dos mercados externos após o início do conflito na Ucrânia. Os nossos vinhos têm vindo a crescer em termos de preço médio e esse é um dos nossos principais objectivos. Nos mercados onde estamos a trabalhar também temos verificado que Portugal já começa a ser reconhecido como país produtor e estes resultados mostram-no. Foi, de facto, um crescimento acima das expectativas e acreditamos que se este ritmo se mantiver, iremos terminar 2023 com resultados muito positivos», afirma o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Ao analisar as exportações excluindo o vinho do Porto, os dados também são positivos, sendo possível verificar um aumento das exportações em volume em 3,2 milhões (+2,44%), 12,2 milhões de euros em valor (+4,09%) e no preço médio de 0,03 euros (1,61%) face ao mesmo período de 2022.

Neste caso, destaca-se o mercado do Brasil com um crescimento de 6,3 milhões de euros (+22,52%) e Angola com 3,9 milhões de euros (+22,24%).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...