Agroglobal 2023 decorre em Santarém de 5 a 7 de Setembro

A IX edição da Agroglobal, feira bianual do sector agrícola, decorre de 5 a 7 de Setembro nas instalações do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, ocupando, segundo a organização, uma área total de cerca de 100 hectares. Organizada pelo CNEMA, a Agroglobal tem lugar entre as 9h30 e as 18h00 e conta com áreas de exposição – de empresas e de entidades, para mostra de produtos e serviços –, com áreas de demonstração/ensaio de culturas permanentes e anuais, com demonstrações de máquinas e com congressos, seminários e colóquios.

Pode consultar aqui o programa geral de eventos da Agroglobal 2023, ao longo dos três dias do certame. Este programa envolve múltiplos temas, como “Tecnologia e Informação na agricultura – Smart Farm Virtual”, “Promoção da sustentabilidade da produção agrícola: O contributo do projecto H2020 PestNu”, “Novos desafios para a olivicultura nacional”, “O Pacto Ecológico Europeu e os desafios da agricultura”, “Agenda Mobilizadora InsectERA – Novo sector bioindustrial”, “Produção de cereais ao nível mundial”, “O investimento na fileira dos frutos secos – criar valor”, “Água e agricultura. O que podemos fazer em cenários de escassez?”, “Transformação digital” e “Workshop final do projecto InOlive”, entre muitos outros.

A 5 de Setembro, serão anunciados na Agroglobal os resultados da décima edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores – iniciativa organizada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) com o apoio da Bayer Crop Science, da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), da Repsol, da New Holland e da Consulai – e a respectiva entrega dos prémios – ao vencedor e eventuais Menções Honrosas. As candidaturas estiveram abertas até 31 de Agosto e o vencedor vai poder apresentar o seu projecto no Parlamento Europeu e irá concorrer ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor da Europa, no IX Congresso Europeu de Jovens Agricultores, que se vai realizar em Bruxelas, na Bélgica.

No dia 6 de Setembro, às 10h00, numa sessão de debate nos claustros do CNEMA, serão apresentados os resultados preliminares do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota – realizado pelas empresas Magos Irrigation Systems, Rivulis, BASF, ADP Fertilizantes e Terra Pro –, seguida de visita ao campo demonstrativo de arroz no local do ensaio na Agroglobal, com cerca de dois hectares – a cultura foi instalada a 22 de Maio. Também no dia 6 de Setembro, às 15h00, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal vai apresentar na sua tenda na Agroglobal o Projecto Conjunto de Internacionalização 2023/2025.

No dia 7 de Setembro, no auditório da Portugal Fresh no CNEMA, terá lugar, no âmbito do projecto Hortifrutichallenges, o workshop “Projectos inovadores da iniciativa emblemática Transição Agro-energética”. Este evento, integrado na Agroglobal, contará com a apresentação de cinco projectos desta iniciativa emblemática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com uma mesa-redonda – pode consultar o programa aqui.

Recorde-se que a Agroglobal foi criada pela Valinveste e que, desde 2009, se realizava no chamado Mouchão do Esfola Vacas, em Valada, no concelho do Cartaxo. Na nona edição deste evento, foi anunciado que a Agroglobal passaria a ser organizada pelo CNEMA e passaria a ser realizada nas instalações desta entidade em Santarém.

A Frutas, Legumes e Flores também vai participar na Agroglobal 2023, sendo possível encontrar-nos no stand 130. Vamos acompanhar esta edição do certame e publicar uma reportagem detalhada na edição de Outubro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...