A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia realizam, a 19 de Janeiro, terça-feira, um evento online subordinado ao tema do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos. A Comissão já iniciou uma avaliação da directiva do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos (Directiva 2009/128/EC) e uma análise sobre a possível revisão desta no futuro, sendo este evento uma primeira ocasião para recolher comentários e informações nesse sentido.
A Comissão explica que «a Directiva 2009/128/EC visa atingir um uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos na União Europeia, reduzindo os riscos e os impactos na saúde humana e no ambiente do uso de produtos fitofarmacêuticos e promovendo a utilização da Gestão Integrada de Pragas e de abordagens ou técnicas alternativas, como alternativas não-químicas aos produtos fitofarmacêuticos». A isto acresce que «muitas das acções aplicadas pelos Estados-membros no âmbito da Directiva também são relevantes para as estratégias da “Biodiversidade” e “Do prado ao prato”, que inclui a adopção de objectivos para a redução de produtos fitofarmacêuticos», e que «os países da União Europeia definiram planos de acção nacionais para implementar o conjunto de acções definido na Directiva».
O evento, que conta com a participação da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), começa às 9h30, tem três sessões, decorre até meados da tarde e será totalmente em inglês. Pode consultar o programa deste evento aqui.