A Direcção da associação de empresas de produtos fitofarmacêuticos pós-patente (European Crop Care Association – ECCA), a voz pan-europeia da indústria pós-patente de protecção das culturas, nomeou Mónica Teixeira (Regulatory, Product Safety and R&D Director na Ascenza) como presidente da ECCA.
Mónica Teixeira sucede a Pankaj Patil, que assumirá a posição de vice-presidente da ECCA, uma função criada para fortalecer, ainda mais, a liderança da associação e os seus esforços de sensibilização.
Mónica, membro do Conselho da ECCA desde 2019, traz uma vasta experiência na indústria de protecção de plantas. Actualmente, desempenha as funções de Product Safety, Regulatory e R&D Director na Ascenza, onde tem desempenhado um papel fundamental desde 2017.
Anteriormente, a responsável esteve sete anos no Ministério da Agricultura de Portugal, na actual Direcção Geral de Alimentação e Veterenária, e 18 anos como Regulatory Affairs e Stewardship Manager na Syngenta. Engenheira agrónoma, pela Universidade de Lisboa, Mónica concentrou a sua carreira na protecção das culturas, especializando-se em assuntos regulatórios e stewardship.
«Estou verdadeiramente honrada por assumir a presidência da ECCA num momento tão importante para a indústria. A União Europeia está a colocar uma grande ênfase na competitividade e na simplificação regulatória, mantendo, ao mesmo tempo, objectivos climáticos sólidos, e a ECCA e os seus membros estão empenhados em desempenhar um papel activo na definição deste quadro evolutivo», afirmou Mónica Teixeira. E acrescenta: «continuaremos a defender a competitividade e a sustentabilidade da indústria pós-patente de protecção de culturas de forma a contribuir para o desenvolvimento da mesma, desbloqueando o seu potencial e continuando a suportar a agricultura».
Sob a sua liderança, a ECCA continuará a apoiar e orientar os seus membros no actual cenário regulatório complexo e em constante mudança, destacando o papel dos produtos pós-patente de protecção das culturas (PPP) na resolução dos desafios enfrentados pelos decisores políticos europeus, Estados-membros e agricultores. Isto inclui o reforço da competitividade e da autonomia estratégica da UE, bem como a orientação dos agricultores na transição ecológica.
Desde dia 1 de Março de 2025, a Direcção da ECCA é composta pelos seguintes membros:
Mónica Teixeira, Presidente da ECCA | Regulatory, Product Safety and R&D Director, Ascenza.
Pankaj Patil, Vice-Presidente da ECCA | Head of Europe, Indofil Industries Netherlands
Giacomo Ravetta, Tesoureiro e da ECCA | Regulatory Affairs Director, Finchimica
Jean-François Henry, Membro da Direção | Head of Registrations & Regulatory Affairs, Globachem NV
Steve Kozlen, Membro da Direção | Senior Regulatory Advisor, Galenika Fitofarmacija