No âmbito da sua campanha “Dr. Goodfood”, a empresa holandesa Eosta lançou o conceito “VitaPlate”, uma roda dos alimentos concebida para “indicar” ao consumidor os alimentos e as quantidades ajustados para uma «alimentação saudável». A empresa define a “VitaPlate” como uma «ferramenta prática para ajudar os consumidores a incrementar a sua saúde e o seu sistema imunitário com alimentos».
Segundo a Eosta, o “VitaPlate”, onde as frutas e legumes ocupam metade do prato, “ajuda” os consumidores, de uma forma intuitiva e imediata, a perceber se têm os alimentos adequados e nas quantidades devidas. «Está cientificamente comprovado que as frutas e os legumes são super saudáveis para o nosso sistema digestivo e para o nosso sistema imunitário. Se olharmos para a VitaPlate e depois para o nosso prato ou para o carro das compras, percebemos logo se estamos no bom caminho», explica Steffi Haazen, dietista e criador do conceito “VitaPlate”.
«O VitaPlate é o novo normal. O coronavírus tornou-nos mais conscientes da importância de uma dieta saudável e de preservar a biodiversidade. Vírus como o sars-cov2 são causados pela degradação sistemática da biodiversidade. O VitaPlate proporciona um antídoto: é biológico, diversificado e, sobretudo, vegetariano. Se o seguir, estará a apoiar a sua própria saúde e a saúde do planeta. Existem boas razões para 2021 ter sido proclamado o Ano Internacional das Frutas e dos Legumes», refere Volkert Engelsman, CEO da Eosta. Pode encontrar mais informações sobre a campanha “Dr. Goodfood” e sobre o conceito “VitaPlate” aqui.