A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) anunciou hoje, 15 de Janeiro, que mantém empreitadas, manutenções e assistência aos agricultores no fornecimento de água, mas que decidiu encerrar todos os espaços de acesso público, nomeadamente o Centro de Interpretação de Alqueva e o Museu da Luz. A entidade decidiu igualmente «restringir o atendimento presencial na sua sede e nos edifícios de apoio à exploração, exigindo a sua marcação prévia e aconselhando os seus clientes a utilizarem o email e o telefone como canais de comunicação preferencial».
A EDIA afirma que «todas as restantes actividades mantêm-se, nomeadamente as empreitadas em curso, os programas de manutenção e a assistência aos clientes». «A EDIA tem a seu cargo o fornecimento de água para rega bem como para reforço do abastecimento público e industrial. Estas medidas visam garantir o regular funcionamento deste serviço essencial para o funcionamento da nossa sociedade. Alqueva não vai parar!»
É ainda referido que «as equipas operacionais dos perímetros de rega, assim como as de apoio ao cliente, estão disponíveis através dos contactos que se encontram disponíveis nos editais. A EDIA anunciou estas medidas no âmbito da evolução da situação de emergência em Portugal provocada pela pandemia de Sars_Cov2, e de acordo com o Plano de Contingência da EDIA, das recomendações da Direcção-Geral da Saúde e do Decreto Lei n.º 3-A/2021, de 14 de Janeiro.