DIP4Agri: Libertar o potencial do deep tech no sector agroalimentar

A criação de soluções inovadoras para a valorização de subprodutos agroalimentares está por trás do conceito deep tech e associado ao DIP4Agri, um curso online «imersivo e avançado, concebido para acelerar o desenvolvimento empresarial dos que têm espírito empreendedor. O programa promove o empreendedorismo e a inovação com base em deep tech (E&I) (biotecnologia, tecnologias limpas, IA e aprendizagem automática e robótica) em instituições de ensino superior (IES) para uma economia europeia verdadeiramente circular», lê-se no comunicado desta acção, no qual o Food4Sustainability está envolvido.

O objectivo é que os formandos adquiram as competências e os conhecimentos necessários para impulsionar o crescimento e a transformação no sector agroalimentar, «convertendo os desafios em oportunidades de negócio lucrativas».

Trata-se de uma aprendizagem internacional e multidisciplinar de 60 horas, todas as sextas-feiras, de 15 de Setembro a 10 de Novembro, disponível em inglês e que inclui um «concurso de casos de utilização (use cases) cativante, baseados em problemas reais da indústria agroalimentar, em que os alunos trabalharão em equipas para desenvolver soluções inovadoras e ideias de negócio convincentes».

No final, as melhores ideias têm a oportunidade de beneficiar de oportunidades adicionais de orientação e de um prémio de 5.000 euros.

O programa é realizado pelo Consórcio DIP4Agri, uma equipa multidisciplinar que inclui instituições como a Universidade Católica Portuguesa (PT), a Universidade de Aarhus (DK), a Universidade de Wageningen (NL), o Food4Sustainability (PT), a BGI (PT), o Castillo de Canena (ES), a Planície Verde (PT), a Food&Bio Cluster Denmark (DK) e a FME (NL).

Quer seja um estudante, investigador, pessoal académico e não académico com interesse que deseje explorar as deep tech, o empreendedorismo e a inovação no sector agroalimentar, o lugar pode ser garantido nesta fase de pré-inscrição antes de 10 de Setembro de 2023.

A taxa do curso é de 50€.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...