A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, vai ser palco, na manhã de 11 de Abril, a partir das 9h30, de um Dia Aberto dedicado ao tema “As culturas de cobertura, a biodiversidade e a vida do solo”. Esta iniciativa é organizada pela Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), em colaboração com a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (Anpoc), a Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo (Aposolo), o Cotarroz – Centro Operativo e Tecnológico do Arroz, o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e com o apoio do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e da Câmara Municipal de Coruche.
Segundo o programa, ainda provisório e que pode consultar aqui, o evento vai contar com uma sessão subordinada ao tema “A importância da investigação na conservação do solo e da biodiversidade”, reunindo várias apresentações. Seguem-se uma visita aos campos de ensaio e uma sessão que terá como tema o nome desta iniciativa: “As culturas de cobertura, a biodiversidade e a vida do solo”.
A propósito deste evento (que decorre no âmbito do InovMilho – Centro de Competências das Culturas do Milho e Sorgo), a organização sublinha que «os inúmeros desafios que se colocam aos agricultores portugueses tornam a partilha de conhecimentos uma prioridade, que importa promover em prol de um sector agrícola que se quer cada vez mais informado e competitivo». As inscrições, que podem ser efectuadas aqui, são gratuitas, mas limitadas à capacidade da sala (250 lugares), sendo aceites por ordem de chegada.