O SABOR DO ANO, selo líder de qualidade no sector alimentar, premiou na edição 2025 um total de 130 produtos em diversas categorias, após mais de 11.000 provas organolépticas. «Este selo tem sido uma referência tanto para marcas como para consumidores, simplificando escolhas no acto de compra e destacando produtos de excelência», lê-se num comunicado.
Frutas & Legumes em destaque
A categoria de Frutas & Legumes consolidou-se como uma das mais premiadas desta edição, com 15 produtos vencedores, refletindo a crescente valorização dos consumidores por alimentos frescos, saudáveis e de alta qualidade.
Entre os premiados, estão marcas que voltam a ver os seus produtos reconhecidos como: Amorango (Frutas Classe), Envy (Nufri), Frutana (Fiel), Princesa Amandine, Sweet Fruits, Waikiki (Semillas Fitó/Planície Verde) e a estreia de novas marcas como: Dulcis (Canova), Sebastião da Manga, Tomatier (Nijasol) e Zespri, que se destacaram pelo sabor autêntico e pela qualidade superior dos seus produtos.
«Com uma abordagem transparente e imparcial, o SABOR DO ANO baseia-se exclusivamente na avaliação sensorial dos consumidores. Cada produto é provado por 80 consumidores, através de provas cegas, realizadas no laboratório acreditado – ALSFullsense -, assegurando rigor e imparcialidade», lê-se ainda.
São avaliados cinco critérios: Sabor, Aspeto, Odor, Textura e Satisfação Global, numa escala de 0 a 10 e apenas os produtos que alcançam a pontuação mais alta face aos concorrentes recebem esta distinção.
Destaques da Edição 2025
Foi no emblemático Mercado da Ribeira, no Estúdio Time Out, em Lisboa, que decorreu o evento de entrega dos prémios. Além do forte reconhecimento de Frutas & Legumes, outras categorias também se destacaram: Padaria/Pastelaria é o mais representado, com 17 produtos premiados, seguido pela categoria Talho, com 12 distinções, Charcutaria, com 10 e Queijos, com 7 premiados.
No segmento das Marcas de Distribuição, o ALDI Portugal lidera pelo terceiro ano consecutivo, com 28 produtos premiados em diversas categorias. O LIDL também se destacou, ao receber o selo para 23 artigos em 20 categorias diferentes, seguido pelo Intermarché, com 16 produtos premiados.
Nesta edição destaca-se também o crescimento da categoria “Bio”, com 6 produtos premiados. Além disso, 5 produtos conquistaram o selo “Top Inovação”, e 4 foram reconhecidos com o selo “Made in Portugal”, evidenciando o esforço e dedicação das marcas em apostar na qualidade, inovação e sustentabilidade. Este resultado demonstra o compromisso contínuo das marcas em atender às exigências e tendências dos consumidores.
Entre os vencedores desta edição, foram reconhecidas também marcas de outras categorias tais como: Abegoaria, Avibom, Avicasal, Carnes Avenida, Casa Maria Vitória, Cavacas de Pinhel (Beirafood), Continente, Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos, Da Terrinha (Glez), Elpozo, Incarpo, KraftHeinz, Lacto Serra, Mar Ibérica, Meat Heritage, Panidor, Panificadora Marques Filipe, Pasta do Dia (DHC), Queijaria Guilherme, Serporcarnes, St. Helena (Glez), Ti-ti e Tropicana (DHC).
«Nem todos os selos de qualidade são iguais. O SABOR DO ANO não é um concurso, nem uma eleição ou votação online. Trata-se de uma avaliação rigorosa da qualidade gustativa. Focamo-nos no essencial: o sabor!», explica Cátia Fernandes, Country Manager Global Quality Ibéria Portugal, empresa responsável pelo prémio em Portugal. «Este selo representa um reconhecimento que potencia tanto a imagem do produto como os seus resultados comerciais. É um símbolo de confiança que guia e simplifica as escolhas dos consumidores. Felicito todas as marcas pela conquista desta distinção», acrescentou a mesma responsável.
Os vencedores do Prémio SABOR DO ANO 2025 vão beneficiar automaticamente do uso do selo durante 13 meses, distinguindo os seus produtos da concorrência.
Leia a reportagem completa na nossa edição de Março.