“CROP Insulation” é o vencedor do programa Deep Tech Innovators do DIP4Agri

“CROP Insulation” é o vencedor do programa Deep Tech Innovators do DIP4Agri, um projecto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa.

O objectivo do “Crop Insulation” é o de valorizar os resíduos produzidos durante a poda de oliveiras de empresas do sector de produção de azeite, promovendo a integração deste resíduo na produção de painéis de isolamento.

A equipa do projecto DIP4Agri atribuíu, no dia 18 de Dezembro, um prémio no valor de 5.000 euros à melhor solução de negócio apresentada. Esta solução foi desenvolvida pela equipa “CROP Insulation”, do programa Deep Tech Innovators, com o objectivo de valorizar os resíduos produzidos durante a poda de oliveiras.

No evento de entrega do prémio, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa no Porto, Manuela Pintado, coordenadora do projecto e directora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, apresentou os principais resultados obtidos durante o projecto DIP4Agri.

Os oradores convidados Luís Rochartre (Consultor Sénior da Planetiers New Generation), Tiago Duarte (Sócio-Gerente da Simplyeast Portugal), Deolinda Silva (Directora Executiva da PortugalFoods) e Benedita Chaves (Directora de I&D e Inovação da Lipor) apresentaram diferentes perspectivas que contribuem para a importância da inovação e da criação de valor a partir de resíduos e subprodutos, com o objectivo de promover a mudança urgente para uma maior sustentabilidade ambiental e económica, de diferentes sectores económicos e da sociedade.

Através de projectos como o DIP4Agri, a Universidade Católica Portuguesa pretende acelerar a criação de valor na universidade (IES), promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares.

Este projecto foi promovido pela iniciativa IES do EIT, fundada pela União Europeia, que visa apoiar as IES com expertise e coaching, com financiamento e acesso ao ecossistema de inovação EIT e financiamento, o maior da Europa, permitindo-lhes desenvolver planos de acção de inovação que complementem as necessidades de cada IES.

A Universidade Católica Portuguesa terminou assim a primeira fase do projecto DIP4Agri (DIP4Agri.eu) que visa a capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior, nos domínios da deep tech na valorização de subprodutos agroalimentares.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
PTFresh_generica
Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo
S dorsalis
Sessão em Faro a 3 de Abril sobre pragas Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis

Notícias relacionadas

goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
Decorre na manhã do dia 29 de Março um evento subordinado ao tema “As culturas...
PTFresh_generica
Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de...
S dorsalis
Sessão em Faro a 3 de Abril sobre pragas Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis
A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o apoio da Comissão...
weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...