O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolhe no dia 5 de Março, a partir das 9h30, a “1.ª Conferência – Rastreabilidade Farm2Fork”, realizada no âmbito do projecto “Embalagem do Futuro | + Ecológica + Digital + Inclusiva”. Este evento incide sobre a unidade PPS14 do projecto “Embalagem do Futuro” e é organizado pelos membros do consórcio envolvidos nessa unidade.
O programa, que pode consultar mais abaixo, contempla apresentações sobre temas diversos – “O impacto da Agenda Mobilizadora do PRR Embalagem do futuro”, “Apresentação do projecto Rastreabilidade Farm2Fork” e “Do campo ao prato – Caso de estudo: Morango 4.0 (Blockchain e IA)” –, uma palestra sobre “Embalagem e Rastreabilidade 4.0 – O segredo para resgatar a confiança dos consumidores no sector alimentar” e uma mesa-redonda com o tema “Cultivar a consciência alimentar: Desafios actuais na educação do consumidor para o valor real dos produtos”. Os interessados em participar podem efectuar a inscrição aqui.
O projecto “Embalagem do Futuro”, que arrancou em 2022, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), «visa a produção e comercialização à escala global de soluções de embalagem mais ecológicas, mais digitais e mais inclusivas» e «prevê a criação de novos produtos, serviços e linhas produtivas capazes de produzir embalagens sustentáveis, desde a matéria-prima, ao design de produto, engenharia, moldes e ferramentas, processamento e fabrico, sistemas de informação e transição digital, marketing social, recolha e reciclagem». As actividades e iniciativas deste projecto materializam-se num conjunto de unidades – designadas “Produtos, Processo e Serviços” (PPS) –, «com total integração das soluções desenvolvidas e testadas», sendo que a unidade PPS14, foco da conferência, é dedicada à “Rastreabilidade Farm2Fork” e tem como âmbito «produtos alimentares e embalagens mais sustentáveis, rastreáveis desde o processo de produção até ao consumidor final, com recurso a automação e tecnologias DLT, com recolha certificada de eventos críticos e comunicação transparente para diversos perfis de clientes (B2C e B2B)».