Comitiva da AJAP visita Fruit Attraction 2023

Uma comitiva da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) visitou a Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, no decurso da 15.ª edição do certame internacional do sector hortofrutícola, que decorreu de 3 a 5 de Outubro. A propósito desta visita, a AJAP afirma que a comitiva, composta por Firmino Cordeiro, director-geral da associação, André Freitas, director da entidade, e Filipe Sampaio Rodrigues, presidente do Conselho Consultivo da associação,” testemunhou” «a vitalidade do sector nacional das frutas e legumes e apela à «valorização dos agricultores e da produção nacional».

Firmino Cordeiro e André Freitas

«É fundamental recordar que os custos dos factores de produção continuam a ser elevadíssimos. Os consumidores estão a pagar mais caro os produtos, mas os agricultores continuam a não ver esses custos reflectidos», refere Firmino Cordeiro, acrescentando que «é essencial continuar a valorizar a qualidade dos produtos portugueses, potenciar um circuito de vendas mais organizado, sem nunca esquecer as certificações, que atestam, dentro e fora do País, a elevada qualidade e segurança dos alimentos». O director-geral da AJAP também defende que o sector agroalimentar tem «enorme relevância estratégica» para a economia nacional e «deve continuar a ser apoiado com investimento em toda a cadeia de valor, com mais conhecimento, inovação e apoios à comercialização, área a que o Governo deve dedicar especial atenção».

Para Firmino Cordeiro, o palco das grandes feiras internacionais tem de «continuar a ser um dos motores de promoção do sector agrícola português». Neste âmbito, o director-geral da AJAP pede ao Governo que «não esqueça essa sensibilidade e continue a apoiar, de forma incondicional e robusta, as empresas e organizações portuguesas nos caminhos da internacionalização e da exportação».

A AJAP lembra ainda que, em 2022, as exportações de frutas, legumes e flores de Portugal atingiram o valor recorde de mais de 2.040 milhões de euros. A edição de 2023 da Fruit Attraction contou com a presença de várias dezenas de empresas e entidades portuguesas.

[Na fotografia de abertura, da esquerda para a direita: André Freitas e Filipe Sampaio Rodrigues (AJAP), Paulo Antunes (Asfertglobal) e Firmino Cordeiro (AJAP)]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...