Comissão Europeia tem em curso inquérito on-line sobre Novas Técnicas Genómicas

Até 22 de Julho, está em curso uma consulta pública promovida pela Comissão Europeia (CE), em formato online, sobre Novas Técnicas Genómicas (NGT). A consulta tem por base num inquérito que pretende ser utilizado na elaboração de uma futura lei sobre as plantas derivadas de Novas Técnicas Genómicas (NGT).

Segundo a Anpromis – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, este inquérito visa conhecer a opinião da sociedade em geral e dos profissionais envolvidos nesta área. A entidade explica que, «em Abril de 2021, a CE publicou um estudo sobre as NGT, no qual demonstra que estas têm potencial para contribuir para um sistema alimentar mais sustentável, um dos objectivos do Pacto Verde Europeu e da Estratégia do Prado ao Prato».

«O estudo destacou também que alguns produtos vegetais produzidos com NGT são tão seguros para a saúde humana e animal e para o meio-ambiente, são bons fixadores de carbono, como as plantas tradicionais. De salientar igualmente que este trabalho realçou que as plantas NGT têm potencial para reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos, porque estas plantas são mais resistentes a doenças. Com estas técnicas, será também possível reduzir o consumo de água, pois as plantas são mais resistentes à seca. Por fim, o trabalho da CE revelou ainda que estas plantas apresentam melhores qualidades nutricionais. Ao nível económico, traz também vantagens porque os agricultores europeus ficam mais competitivos para competir num mercado concorrencial», assinala a Anpromis.

A associação refere ainda que «as NGT são técnicas que permitem alterar o genoma de um organismo» e que, «de acordo com o nível de modificação, existem três tipos:

  • Mutagénisis – as mudanças ocorrem sem enxertar o material genético;
  • Cisgénesis ou intragénesis – as mudanças ocorrem reordenando o material genético do mesmo organismo ou enxertando o material genético com organismos que podem cruzar-se com a natureza (por exemplo, introduzir material genético de uma batata silvestre numa batata de cultivo ou de javali em porcos domesticados – esta última é uma forma tecnologicamente avançada do que se faz na selecção tradicional das crias);
  • Transgénesis – as mudanças acontecem enxertando num organismo material genético de outros organismos que são sexualmente incompatíveis (por exemplo, um gene de um insecto numa planta)».

O inquérito da da Comissão Europeia sobre Novas Técnicas Genómicas (NGT) pode ser preenchido aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...