Candidaturas abertas ao VIII Prémio Intermarché Produção Nacional

Estão abertas até ao dia 6 de Julho as candidaturas à oitava edição do “Prémio Intermarché Produção Nacional”. A edição de 2022 envolve três categorias principais: “Produção primária”, “Produtos transformados”, “Ideias com potencial”.

Promovida pelo Intermarché, esta iniciativa conta com os apoios institucionais do Ministério da Agricultura e da Alimentação e do Ministério do Ambiente e da Acção Climática e conta com a parceria de várias entidades: Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Docapesca, EY Portugal, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-UL), Impresa, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL), Portugal Sou Eu e Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Segundo a organização, o “Prémio Intermarché Produção Nacional” «pretende valorizar e promover a produção nacional e sensibilizar a sociedade para a importância do sector primário português», bem como «reconhecer e premiar os melhores projectos de produção sustentável, inovadora e tradicional, alinhando-se, desse modo, com o movimento de valorização nacional deste sector».

Os projectos apresentados serão avaliados de acordo com critérios de “inovação” (empreendedorismo e abordagem ao mercado), “sustentabilidade” (social, económica e ambiental) e “origens” («metodologias de produção e identidade dos produtos desde que criados até aos dias de hoje»). A organização indica que as candidaturas estão abertas a «todos os produtores nacionais que preencherem na totalidade o formulário de candidatura ao Prémio Intermarché Produção Nacional e cujos projectos se encontrem legalizados».

É referido que, «aos melhores projectos em cada uma das categorias, será assegurado: visibilidade dos produtos vencedores em vários meios de comunicação; possibilidade de comercialização nas lojas Intermarché (a nível nacional ou local) caso se verifiquem as duas condições – o produto vencedor cumpra o caderno de encargos da insígnia; disponibilidade nas lojas Intermarché para a comercialização do produto, de acordo com o perfil/preferência dos clientes, no momento do apuramento dos resultados». Também poderão ser atribuídas “Menções Honrosas” aos «projectos que, não sendo vencedores, se destaquem pela sua qualidade e pertinência», os quais «beneficiarão de visibilidade do produto vencedor em diversos meios de comunicação».

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