Foi lançado o Observatório do Solo da UE para monitorizar as tendências da saúde do solo na Europa. A missão da UE “Cuidar do solo é cuidar da vida”, apresenta o objectivo ambicioso de garantir que 75% dos solos sejam saudáveis até 2030 e sejam capazes de fornecer serviços ecossistémicos essenciais.
Com base numa avaliação conjunta dos responsáveis da Missão Solo e do Joint Research Center (JRC), concluiu-se que mais de 60% de todos os solos europeus não estão saudáveis. Práticas insustentáveis de gestão do solo, crescente pressão populacional, mudanças nos padrões de consumo e alterações climáticas contribuem para a degradação do solo.
O Observatório dos Solos da UE, agora lançado, monitorizará os progressos na concretização desse objectivo no sentido de interromper a degradação do solo. Além disso, apoiará actividades de envolvimento dos cidadãos, promovendo a consciencialização sobre o valor social do solo, como noticia a Parceria Portuguesa para o Solo.
Este Observatório, acolhido pelo JRC, conterá um sistema de informação do solo partilhado, que junta as actividades de monitorização do solo em curso da Comissão Europeia, com o programa do solo LUCAS e com os sistemas nacionais de monitorização do solo dos Estados-membros.
O JRC trabalhará em estreita colaboração com os países, agências europeias e organizações internacionais relevantes para desenvolver sinergias que reforcem ainda mais a capacidade de monitorização do solo na Europa.
Aceda aqui ao Eu Soil Observatory.