Coimbra acolhe VIII Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental a 12 e 13 de Outubro

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), do Instituto Politécnico de Coimbra, acolhe, a 12 e 13 de Outubro, em Coimbra, a oitava edição das “Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental”. Este evento é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a ESAC e com a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas.

O programa das “VIII Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental” está estruturado em quatro sessões temáticas – “Ambiente e cultivo”; “Biodiversidade, conservação de germoplasma e biotecnologia”; “Doenças e pragas das plantas ornamentais”; “Pós-colheita e comercialização” –, complementadas com uma mesa-redonda sobre “Gestão de espaços urbanos, paisagem e turismo”. A organização afirma que este evento visa «promover a partilha do conhecimento, ampliando a comunicação entre especialistas, investigadores, estudantes, produtores nacionais e internacionais na área das flores e plantas ornamentais», bem como «contribuir para o desenvolvimento de estratégias que promovam a aplicação de boas práticas ambientais, tendo em vista a optimização das explorações e a sua sustentabilidade».

«No mundo actual, torna-se fundamental que os produtores e investigadores cooperem na resolução dos problemas com que o sector se depara, de forma a obter os conhecimentos técnicos necessários para a dinamização da indústria da horticultura ornamental. Após o enorme desafio imposto pelas restrições da pandemia de covid-19, o sector recuperou, demonstrando resiliência», refere a organização, acrescentando que, «no entanto, persistem desafios que exigem a cooperação entre todos os agentes da fileira e desta com o ecossistema científico e tecnológico». Ainda de acordo com a organização das “VIII Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental”, «a horticultura ornamental tem um contributo expressivo para o sector primário na União Europeia, gerando uma receita anual de 22.099 milhões de euros, dos quais 471 milhões em Portugal, e 2.313 milhões em Espanha» – segundo dados relativos a 2019, da DG AGRI.

Pode consultar mais abaixo o programa das “VIII Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental” e pode obter mais informações no site do evento. A organização indica que a submissão de resumos de trabalhos técnico-científicos decorre até 10 de Setembro de 2023.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Print
Lusosem comprometida com práticas sustentáveis para o tomate de indústria
2
Coimbra acolhe VIII Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental a 12 e 13 de Outubro
1a
Webinar sobre estratégias de controlo da mosca-da-azeitona a 7 de Julho

Notícias relacionadas

Print
Lusosem comprometida com práticas sustentáveis para o tomate de indústria
Portugal apresenta condições de excelência para a produção de tomate de indústria....
1a
Webinar sobre estratégias de controlo da mosca-da-azeitona a 7 de Julho
A empresa italiana Biogard realiza a 6 de Julho, entre as 16h30 e as 18h00,...
2
CAP alerta para situação «catastrófica» nas candidaturas ao Pedido Único
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alerta para «uma percentagem...
supermercado-mercadona
Mercadona apresenta relatório sobre impacto económico em Portugal
Segundo um relatório produzido pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas...