Cereais: Projecto +VALORCER termina primeira fase

Terminou no passado mês de Julho a primeira fase do projecto +VALORCER, financiado pelo programa PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e que ambiciona impulsionar as organizações de produtores de cereais, trazendo novas perspectivas, tecnologias avançadas e métodos modernos de optimização e de gestão de processos.

O final desta que primeira etapa consistiu numa visita técnica por parte das entidades dinamizadoras do projecto, a todas as Organizações de Produtores, para diagnóstico das necessidades de cada uma delas, tanto do ponto de vista da implementação dos seus processos de gestão, como também das necessidades de capacitação através de uma metodologia de design thinking.

Recorde-se que o +VALORCER teve início em Abril deste ano.

Este projecto é dinamizado pela ANPROMIS, ANPOC, Universidade NOVA de Lisboa e CONSULAI, e é liderado pelo InnovPlantProtect.

Com a participação de mais de 17 organizações de produtores do sector dos cereais, incluindo o arroz, que representam cerca de 90% da produção nacional comercializada, o projecto envolve mais de 12.500 agricultores distribuídos pelo país.

«Em Portugal, existem inúmeras organizações com sistemas de qualidade implementados, no entanto, há ainda muito a fazer na área da digitalização dos processos, na vertente comercial e na valorização do produto final junto da indústria e do consumidor final», referem os responsáveis

Assim, o +VALORCER tem como principal objectivo «incentivar a inovação, aumentar a eficiência da gestão e valorizar a produção nacional de cereais, através de um programa de capacitação avançada nas áreas dos recursos humanos e na criação de um sistema de blockchain».

«No final deste projecto teremos certamente uma fileira cerealífera muito mais competitiva e capaz de ir ao encontro dos crescentes desafios que lhe são colocados tanto do ponto de vista ambiental, como económico, traduzindo assim a forte dinâmica e capacidade mobilizadora que a caracteriza», finalizam.

Não perca o Grande Plano sobre a fileira dos cereais na nossa edição de Agosto/Setembro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...