Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho celebra 20 anos

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho vai celebrar os seus 20 anos com o evento “Descobrir a Ciência”, que se realiza esta quarta-feira, dia 20, das 14h30 às 16h00, no seu edifício do campus de Azurém, em Guimarães.

A sessão de abertura conta com a vereadora do Ambiente do Município de Guimarães, Sofia Ferreira, o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, o director executivo do CVR, Jorge Araújo, e a presidente do conselho de administração do CVR e professora da Escola de Engenharia da UMinho, Cândida Vilarinho.

Segue-se o lançamento do projecto Wast’Awareness, por Margarida Soares e Nádia Valério, ambas do CVR. Cofinanciado em 330 mil euros pelo Portugal 2020/FEDER, este projecto pretende a transferência de I&D e tecnologias “prontas para o mercado” junto de empresas agroalimentares e metalúrgicas do Norte, Centro e Alentejo.

evento prevê igualmente intervenções sobre biorrefinarias, por Margarida Gonçalves, professora da Universidade Nova de Lisboa, e sobre as fibras do futuro, por Raul Fangueiro, presidente da associação Fibrenamics da UMinho.

No final há um lanche-convívio. A iniciativa visa também fomentar parcerias entre diversos agentes da sociedade.

Mais de 70 projetos nacionais e internacionais

O CVR pretende ser uma entidade incontornável do sudoeste europeu na valorização de resíduos. Fundada por iniciativa da Associação Industrial do Minho, Associação Portuguesa de Fundição, TecMinho e UMinho, esta instituição de utilidade pública e interface tecnológico conta com 86 associados de distintos ramos de actividade, 18 colaboradores permanentes, além de parcerias com duas dezenas de cientistas de universidades e centros tecnológicos de vários países.

Este Centro organiza bienalmente a conferência internacional WASTES e está em redes como a Plataforma Europeia de Biocombustíveis e a Smart Waste Portugal. Presta serviços técnicos, científicos e de aplicação de soluções reais à indústria e a municípios, apostando na inovação ambiental e energética e contribuindo para as políticas públicas de especialização inteligente.

O CVR participou em cerca de 70 projectos nacionais e internacionais, a maioria deles com apoio comunitário e com ligações fortes ao mercado. Entre eles inclui-se, por exemplo, aplicar cascas de ovo para tratar efluentes, usar excedentes da azeitona para fabricar pão, converter resíduos agrícolas em biocombustível, valorizar restos vegetais das indústrias, recuperar metais de valor a partir de lamas, criar a ecoetiqueta europeia para o azeite, aproveitar energeticamente os resíduos contendo PVC, lançar produtos inovadores e sustentáveis a partir de qualquer resíduo e qualificar estratégias de negócio das PME do setor.

Consulte o programa.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...