Treze produtores de vinho participaram no início desta semana na acção de promoção de vinhos portugueses que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) realizou em Tel Aviv, Israel, com a parceria da Wine Fairy, empresa que trabalha na organização de eventos vínicos neste país. A iniciativa envolveu um jantar vínico – «onde estiveram presentes os melhores importadores do país», segundo a CAP –, uma master class e uma prova de vinhos, num mercado que a entidade caracteriza como «altamente sofisticado» e que «procura experiências e produtos de elevada qualidade».
«O mercado israelita conta com cerca de 10 milhões de habitantes, dos quais, quatro milhões se concentram na cidade de Tel Aviv. São, por isso, consumidores cosmopolitas e exigentes, que requerem experiências gastronómicas e vínicas diferenciadas, e que estão disponíveis para pagar um preço elevado no que diz respeito ao vinho», salienta a CAP. «Sendo um mercado com poder de compra, que procura produtos e experiências de qualidade, tem um potencial enorme para os vinhos portugueses. Com a vantagem de ter poucas barreiras à entrada. De facto, este mercado diferencia-se de muitos outros pela atitude dos operadores, que tomam decisões de compra num curto período de tempo, em oposição a outros onde este tipo de processo é bastante mais moroso, chegando a durar vários meses», afirma Luís Mira, secretário-geral da CAP, acrescentando que «a forma positiva como decorreu esta missão fará seguramente com que a CAP mantenha este destino de promoção no seu plano nos próximos anos».
A entidade destaca ainda que está a retomar «a sua missão de internacionalização dos vinhos portugueses, interrompida pela pandemia», e que «com as exportações suspensas para os mercados russo (um relevante consumidor) e ucraniano, a procura de novas geografias é fundamental». A primeira acção de promoção dos vinhos portugueses organizada pela CAP em Israel seguiu-se ao roadshow por três países asiáticos – Índia, Singapura e Vietname – que a entidade organizou recentemente, envolvendo 150 vinhos portugueses, de 12 produtores.