Candidaturas ao Pedido Único decorrem até 31 de Maio

Tem início hoje, 1 de Março, o período de submissão de candidaturas ao Pedido Único de Ajudas (PU2023), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) de Portugal para o período 2023-2027. As candidaturas podem ser efectuadas até 31 de Maio.

Para assinalar este passo, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visitou ontem, 28 de Fevereiro, em Lisboa, o Departamento de Gestão Integrada do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), responsável pelo desenvolvimento e gestão das candidaturas, tendo o programa contemplado também a apresentação dos sistemas de informação de apoio e uma demonstração do processo de candidaturas ao PU 2023. Nesta visita participaram também o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e representantes das confederações do sector: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural (CNJ), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri).

No âmbito da visita, a ministra afirmou que a aberturas das candidaturas PU2023 é «um passo decisivo na implementação do PEPAC, um caminho desafiante, mas indispensável para garantirmos uma boa, transparente e eficaz aplicação dos fundos comunitários, mais de seis mil milhões de euros para o período de 2023 a 2027, ao serviço da agricultura nacional». Maria do Céu Antunes referiu ainda que ficou recentemente concluído «um complexo e participado processo legislativo, com a publicação das portarias que estabelecem as regras e normas nacionais de aplicação do Plano Estratégico». «São boas notícias para a agricultura portuguesa. O PEPAC está pronto a entrar em vigor. Agradeço o empenho de todos. Desde logo, aos serviços do Ministério, mas também às confederações, pelos contributos e empenho nesta reforma, a qual vai permitir ter uma renovada ambição: mais sustentabilidade, mais viabilidade e um maior contributo para a coesão territorial.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%

Notícias relacionadas

CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...
Tractor
Apoio pelo aumento do preço dos combustíveis com candidaturas até 29 de Janeiro
Está aberto até 29 de Janeiro de 2024 o período de apresentação de candidaturas...