Candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal abertas até 1 de Agosto

Decorre até 1 de Agosto o período de submissão de candidaturas à edição de 2022 da Academia do Centro de Frutologia Compal, destinada a produtores de Norte a Sul do país e abrangendo projectos em mais de duas dezenas de frutas diferentes. Dos candidatos, serão seleccionados 12, que irão receber formação teórica e prática, no decorrer de dois meses, leccionada por empresários, técnicos e académicos ligados ao sector e também oriundos de áreas relevantes de conexão com o sector.

A formação abrange cerca de 60 horas, será dividida entre módulos digitais e presenciais (neste caso, com visitas a instalações agrícolas de Portugal) e, nesta edição, conta com «um programa de formação reforçado no que toca aos temas da sustentabilidade ambiental, sendo que haverá ainda módulos em fruticultura, gestão de negócio agrícola, marketing e vendas, e outros». Os 12 formandos vão ser escolhidos por um júri composto por elementos da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Esta iniciativa é dirigida a empreendedores na área frutícola à procura de instalar terreno, expandir ou reconverter a sua instalação e visa a «formação e habilitação dos produtores frutícolas nacionais», bem como o «fortalecimento da fileira da fruta portuguesa, através da promoção de importantes redes de contacto entre as diferentes entidades do sector», explica o Centro de Frutologia Compal. A entidade refere que, «além do conhecimento partilhado, que abrange diversos tópicos dentro da gestão e negócio agrícola», esta iniciativa «possibilita ainda aos seus formandos plenas oportunidades para networking e aproximação às partes interessadas do sector frutícola português, incluindo à indústria».

No fim do período de formação, três dos 12 formandos vão receber ainda uma bolsa de apoio à instalação, no valor de 20.000 euros. As candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal devem ser apresentadas até ao dia 1 de Agosto, aqui ou aqui.

O Centro de Frutologia Compal foi criado em 2012 e a primeira edição da Academia teve lugar nesse ano. A entidade realça que nestes 10 anos regista 109 produtores formados, 24 frutas abrangidas e 550.000 euros atribuídos em bolsas de apoio à instalação, «sempre com o compromisso de promover a fruticultura nacional, apoiar os produtores portugueses e dar visibilidade à fruta portuguesa».

Candidaturas_CFC_851x315px

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...