Campanha sensibiliza para o uso racional da água

Sob o mote “Água é vida – não a desperdice”, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática, lançam uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água visando promover práticas que fomentem o seu uso eficiente no actual contexto de seca e escassez de água.

«A água, um bem precioso, essencial a todos os aspectos da vida na Terra, é um recurso cada vez mais escasso por efeitos das alterações climáticas. Por isso, é tempo de agir. Há soluções estruturais para combater a escassez que estão a ser adoptadas, mas todos devemos contribuir para diminuir o consumo de água, ajustando comportamentos, fazendo um uso adequado do recurso e combatendo o desperdício.»

A campanha alerta para a importância da água e faz um apelo a todos para a adopção de comportamentos que contribuam para o bom uso do recurso: «Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas 1 minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. A água é essencial à vida e merece toda a nossa atenção. Seja mais consciente e evite gastos desnecessários».

A campanha desenvolve-se em âmbito nacional, decorrerá em várias fases, com a comunicação e activações reforçadas nas regiões mais críticas.

A campanha será veiculada em diferentes canais, incluindo órgãos de Comunicação Social nacionais e regionais, redes sociais, publicidade exterior, ATM, transportes e em diversas acções em espaços públicos.

Campanha arranca no Algarve

A campanha terá o seu arranque no Algarve, território que é neste momento o mais afectado pela seca e escassez de água e região que no Verão quase duplica a sua população e envolverá também acções de sensibilização em praias, centros comerciais e em grandes eventos regionais.

As iniciativas vão ser promovidas pela Águas do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Região de Turismo do Algarve e contam com o envolvimento de diferentes associações hoteleiras e de restauração do Algarve que conjugam esforços para apelar a residentes e turistas nacionais e estrangeiros que não desperdicem água.

Os materiais da campanha “Água é vida. Não a desperdice.” estão disponíveis no Portal da Água para serem utilizados por quem queira associar-se a esta iniciativa.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...