Congresso Mundial do Azeite vai ser apresentado em Portugal

O Congresso Mundial do Azeite (OOWC) vai aterrar em Portugal para apresentar este projecto de colaboração ao sector olivícola e envolver este país na organização do congresso. A acção faz parte do período “On the road to OOWC 2024” para dar continuidade à internacionalização do congresso.

O azeite é uma das joias da nossa alimentação, o ouro líquido de países como Portugal, com uma grande tradição olivícola desde há séculos. De acordo com as estimativas do Conselho Oleícola Internacional (COI), da Comissão Europeia e do próprio sector, a produção de azeite para a campanha 2022/2023 está estimada em 125 mil toneladas, menos 39,4% do que na campanha anterior, enquanto o consumo é de 61 mil toneladas. As exportações de Portugal situam-se actualmente em cerca de 280.000 toneladas.

Neste contexto, o CCOO organiza uma conferência intitulada “O sector do azeite, soluções tecnológicas para o seu futuro”, que terá lugar no dia 30 de Junho, no Beja Parque Hotel, destinada a todo o sector.

Os interessados em participar neste evento podem inscrever-se enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com.

A abertura será dirigida por José Godinho Calado, director regional de Agricultura do Alentejo; Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite; e Pedro Lopes, presidente da Direcção da OLIVUM.

Ricardo Migueláñez, coordenador geral do congresso, apresentará então «este projecto de colaboração para todo o sector do azeite a nível mundial, reunindo todos os elos da cadeia do azeite em todos os países produtores. Desta forma, as associações, empresas e instituições que desejem aderir a esta iniciativa podem contribuir com o seu conhecimento e experiência para que as mensagens e acções, acordadas entre todos nos órgãos de decisão da OOWC, sejam amplificadas e cheguem a todos os produtores e consumidores de azeite do mundo», assegura Migueláñez.

A jornada continuará com a mesa redonda “Soluções tecnológicas para o olival e o azeite”, que contará com a presença de especialistas do sector olivícola como Juan Carlos Cañasveras, Business Development Diretor BALAM Agriculture; Jorge Blanco, Head of R+D+i Greenfield Technologies; e Francisco Mondragão, da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre.

Entre as ferramentas de comunicação que os organizadores do congresso desenvolveram está a aplicação móvel ‘Olive Oil World Congress’, disponível para Android e iOS em espanhol e inglês. Para descarregar a APP é necessário aceder ao Google Play na versão Android ou através deste link, e no caso da versão IOS através da APP Store utilizando o seguinte link. Mas isso não é tudo, porque através da APP os utilizadores que a descarregarem permanecerão em contacto com os profissionais do sector graças à “Olive Oil Network” do OOWC, uma plataforma onde qualquer pessoa que se registe pode contactar outros operadores registados, partilhar projectos, desenvolver negócios e trocar informações sobre produção, transformação ou mercados.

Sob o lema “Prove, desfrute, é azeite”, o congresso é organizado pelo AgroBank, a Junta de Castilla-La Mancha através da marca Campo y Alma e a Junta de Andalucía através da sua marca “Gusto del Sur” como patrocinadores Platina, o Grupo Interóleo, Balam Agriculture e Agrocolor, como patrocinadores Ouro; e a empresa Kubota como patrocinador Prata.

Consulte o programa aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...