Azeite português em destaque na COP28

A OLIVUM, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, integrou a delegação portuguesa liderada pelo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, que marcou presença na Conferência das Partes (COP28), no passado dia 10 de Dezembro.

Inserida no painel “Gestão da água e produção alimentar sustentável – a produção de azeite e de frutos secos em Portugal”, a OLIVUM foi convidada como representante do sector oleícola, com o objectivo de mostrar a grande evolução da produção e sustentabilidade do azeite português.

Durante a sua intervenção, foi apresentado o Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), um projecto pioneiro da Associação e um verdadeiro caso de sucesso a nível nacional e internacional.

Gonçalo Moreira, gestor do PSAA, integrou a delegação portuguesa que esteve presente na cimeira e destacou a evolução da produtividade do olival nacional, o reduzido consumo de factores de produção e a contribuição para a economia nacional deste sector. «O PSAA transformou a maneira como produzimos azeite em Portugal, e tem sido o motor responsável por levar o nosso produto ao mercado internacional. Estamos comprometidos com a implementação de práticas que promovem a gestão responsável dos recursos naturais, a redução do impacto ambiental e a garantia de qualidade em toda a cadeia de produção», destacou Gonçalo Moreira.

Durante a participação na COP28, o responsável apresentou os resultados notáveis alcançados por este projecto que tem posicionado Portugal como líder na promoção de práticas agrícolas sustentáveis. Além das apresentações, a delegação realizou uma degustação de azeites portugueses, demonstrando a qualidade e diversidade do azeite produzido em território nacional.

Em representação do painel, promovido pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, esteve José Pedro Salema da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), que juntou Gonçalo Moreira da OLIVUM/PSAA e António Saraiva, da Portugal Nuts, duas entidades que contribuíram significativamente para a discussão de práticas agrícolas sustentáveis na área de influência do Alqueva.

Esta participação na COP28 reforça o compromisso de Portugal com a sustentabilidade, e destaca os bons exemplos da agricultura portuguesa no combate às alterações climáticas, na promoção da produtividade, no uso eficiente de factores de produção e na garantia da segurança alimentar.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...