“Mercado dos Produtores Locais” é uma iniciativa que está operacional a partir de hoje, 9 de Março, na loja de Alfragide da Auchan e que «permite a pequenos produtores da região fazerem venda directa ao cliente», num espaço cedido pela marca no interior do estabelecimento. Segundo a insígnia, esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com a Frutoeste – entidade que, neste âmbito, funciona como «uma plataforma que faz a ligação e representa os produtores locais da região de Lisboa» – e, «no futuro, poderá ser implementado noutras lojas».
Em comunicado, a Auchan indica que o espaço foi desenhado e desenvolvido de raiz para o efeito, que ocupa uma área de 20 metros quadrados à frente da zona de padaria/pastelaria, junto de uma das entradas principais da loja, e que disponibiliza «produtos frescos, como frutas e legumes, pão, queijos, doces, cogumelos, vinhos, cidras, entre outros, provenientes de cerca de 20 produtores locais». A empresa de retalho afirma que este projecto «reforça o apoio da Auchan à produção local e aos pequenos produtores» e que «permite ainda promover circuitos de venda mais curtos e com menor pegada ecológica, reforçando também as boas práticas ambientais».
Esta cadeia da grande distribuição assinala que «conta já com mais de 100 parcerias duráveis e equilibradas com pequenos produtores, situados num raio de 50 quilómetros dos pontos de venda, que entregam loja a loja, e oferecem produtos de qualidade, saudáveis e com uma rastreabilidade exemplar», acrescentando que «cerca de 90% das compras da Auchan são feitas a fornecedores nacionais e centenas de artigos comercializados nas suas lojas são provenientes de produtores locais». Realçando que «continua a reforçar o compromisso assumido há mais de 25 anos de apoio à produção local e aos pequenos produtores», a empresa recorda que, em 2020, lançou o PickUpLocal – «um serviço que disponibilizava, de forma gratuita, pontos de recolha nas lojas Auchan para levantamento de compras feitas directamente aos produtores locais, pequenos comerciantes e artesãos» – e forneceu no seu site um formulário «para simplificar e a agilizar a comunicação com os produtores locais interessados em trabalhar com a marca».