Auchan lança em Portugal Prémio Inovação Alimentar

Estão abertas até 17 de Março as candidaturas à primeira edição do Prémio Inovação Alimentar, promovido pela Auchan Retail Portugal, para «dar palco a projectos que se destacam pelas suas características diferenciadoras no mercado». Segundo a empresa, esta iniciativa «pretende premiar e promover as empresas que trabalham produtos, serviços e embalagens, de forma inovadora, no sector agroalimentar» e proporcionar às empresas «a oportunidade de apresentarem os seus projectos de inovação, promovendo, também, a sua comercialização».

A Auchan Retail Portugal explica que as empresas que pretendam participar devem preencher o formulário – disponível aqui, bem como o regulamento – «numa das três categorias existentes»: Prémio Inovação Produto; Prémio Inovação Serviço; Prémio Inovação Embalagem. Findo o período de submissão de candidaturas, os critérios de escolha dos projectos serão «a inovação e originalidade, a relevância e fundamentação, as propriedades nutricionais e organolépticas, e a sustentabilidade».

De acordo com a Auchan Retail Portugal, esta iniciativa é direccionada a «pequenas, médias e grandes empresas, grupos de empresas ou empresas recém-criadas, desde que façam parte do sector agrícola ou da indústria agroalimentar», e «os projectos a concurso deverão ter sido desenvolvidos durante o ano de 2022 ou já estar em fase suficientemente avançada para permitir a avaliação do júri em Março de 2023». Será atribuído um prémio por categoria, com várias componentes: «a comercialização do produto ou serviço nas lojas Auchan e em auchan.pt; a presença no palco de inovação ‘Future Taste’; apoio na comunicação externa de forma a aumentar a notoriedade e visibilidade do produto ou serviço; e a integração no Programa de Acompanhamento Netmentora, com acompanhamento individual e sessões de acompanhamento colectivo».

A Auchan Retail Portugal afirma que, com o lançamento deste prémio, «reforça o seu posicionamento enquanto especialista alimentar, ao mesmo tempo que continua a democratizar o acesso à inovação alimentar». «O objectivo é dar palco a estas empresas/produtos, mas também disponibilizar uma oferta cada vez mais diversificada com artigos inovadores e exclusivos aos seus consumidores e clientes, que cada vez mais apostam numa alimentação do futuro», indica.

A propósito desta iniciativa, a empresa destaca ainda que lançou, em 2021, o Future Taste, «um espaço que dá a conhecer, mensalmente, novas tendências alimentares e produtos inovadores». Neste espaço, já foram divulgados «produtos como salmão e bacon vegetal, carne à base de fruta, snacks de grilos, barras de tempeh, manteiga vegetal, entre outros».

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