Auchan lança Birdbox para combater desperdício alimentar na época natalícia

Sob o mote “Estarmos juntos não é para desperdiçar”, a Auchan lançou a Birdbox, uma embalagem composta por três caixas herméticas adequadas para guardar alimentos, já à venda em todas as lojas, e desafia os consumidores a aproveitar e partilhar as sobras das festividades, como forma de combater o desperdício alimentar. Esta acção conta com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros. Por cada recipiente vendido, 1,5€ reverte a favor da Cruz Vermelha, que vai oferecer refeições a quem mais necessita. Na missão do combate ao desperdício no terreno, a Auchan tem como parceiro a Zero Desperdício, que ajuda diariamente a escoar o excedente alimentar para quem mais precisa.

Só em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de alimentos vai para o lixo, todos os anos, o que corresponde a 50 mil refeições diárias. Mais de 30% do desperdício alimentar acontece em casa, no seio familiar. Culturalmente, o Natal é uma época em que a preocupação para que nada falte conduz a mais excessos e mais desperdício e, por esse motivo, este ano, a grande protagonista da acção de Natal da Auchan é a Birdbox, «um conjunto de embalagens práticas e convenientes para guardar as sobras da época festiva, e não só». Com esta acção, a marca pretende «incentivar os consumidores a conservarem e partilharem os alimentos não consumidos com a família, amigos e até colegas de trabalho, e sensibilizá-los para a necessidade de, juntos, combater o desperdício alimentar ao longo de todo o ano».

Produzida em Portugal, a Birdbox é composta por 3 caixas herméticas de diferentes tamanhos, em plástico sem BPA, e está à venda por 4.99€. A campanha de Natal da Auchan tem ainda um cariz solidário, pelo que 1,5€ do valor reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, que irá oferecer refeições a quem mais necessita.  A Birdbox inclui ainda um guia digital com dicas e receitas para ajudar os portugueses a combater o desperdício nas suas casas.

birdbox_cinta

A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal, que aposta «numa gestão operacional rigorosa e na formação dos seus colaboradores para minimizar perdas». No âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a empresa desenvolve iniciativas que passam por uma oferta comercial que «permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso,  ou comprar produtos cuja data de validade se aproxima do fim com desconto». Na área self-discount, são também vendidos frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial.

A Auchan comercializa ainda vários produtos de economia circular, como é o caso do bolo de banana vegan, disponível em todas as lojas com fabrico próprio, produzido com bananas demasiado maduras da loja. Esta iniciativa já permitiu aproveitar perto de 1 tonelada de banana* e evitar a emissão de mais de 2,3 toneladas de CO2. Por sua vez, o projecto ‘Pão para Culinária’ possibilita a venda de  pão do dia anterior a um preço mais baixo, que pode depois ser utilizado para culinária. Já os pães com mais de dois dias são transformados em pão ralado. Até à data, foi evitado o desperdício de perto de 45 toneladas deste alimento*.

A retalhista tem também parcerias com diferentes empresas e associações, como a Zero Desperdício, que ajuda a encaminhar os seus excedentes alimentares para quem mais precisa. Em 2020, foram doadas mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares que apoiaram cerca de 150 instituições, de norte a Sul do País. Em parceria com a Too Good To Go, são ainda disponibilizadas Magic Boxes em 32 hipermercados/supermercados e 26 lojas MyAuchan, uma iniciativa que já salvou cerca de 100 mil refeições e evitou a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 equivalentes.

Ainda neste caminho de combate ao desperdício, recorde-se que a Auchan foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional “Unidos Contra o Desperdício”, em novembro de 2020.

* valores acumulados 2020 + 1ºsemestre 2021

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...