Aposta nos mercados internacionais leva 50 empresas portuguesas de frutas e legumes à Fruit Attraction

A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, desloca-se a Madrid entre 3 e 5 de Outubro para participar na Fruit Attraction, uma das maiores feiras empresariais deste sector.

No stand da associação, o maior de sempre, estarão 50 empresas e associações que reforçam, assim, a sua aposta nos mercados internacionais.

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram, em 2022, o valor recorde de mais de 2.040 milhões de euros. O objectivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas e atingir os 2.500 milhões de euros em 2030.

A associação recorda a importância estratégica do sector agroalimentar para a economia nacional. E sublinha que a evolução positiva nas exportações é o resultado de um trabalho feito pelo sector, cada vez mais moderno e tecnológico, virado para o mercado e com investimento crescente na produção de conhecimento e inovação.

No pavilhão 8 da Fruit Attraction, a presença portuguesa irá ocupar uma área de 640 metros quadrados, a maior de sempre. É no mesmo pavilhão que também encontrará o stand da nossa revista.

O evento, que decorre na capital espanhola, estima receber mais de 90 mil visitantes  profissionais, oriundos de 130 países.

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, afirma: «Regressamos a Madrid com a convicção de que a valorização da produção nacional é determinante para crescer. A presença de 50 empresas e associações mostra que este é um palco importante para contactar com clientes de todo o mundo e apostar não só no crescimento das relações comerciais com os nossos destinos de exportação habituais, como também na diversificação de mercados. Contudo, estas iniciativas de promoção não podem ser os únicos instrumentos de valorização do sector. É preciso que o Governo também adopte políticas de gestão efectivas, nomeadamente de recursos fundamentais como a água e apoios mais eficazes. Não podemos continuar a ter medidas que não respondem às necessidades de mercado e que ficam muito aquém das que são adoptadas pelos países da latitude sul da Europa, os nossos principais concorrentes».

A Portugal Fresh tem em curso o Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2025 apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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