Faro acolhe sessão comemorativa do Dia Mundial da Alimentação

A Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Alimentação em Portugal decorre este ano em Faro, no Auditório Teresa Gamito do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, durante a tarde do dia 16 de Outubro e será subordinada ao tema “Água é vida, água é alimento”. Esta sessão, cujo programa pode consultar aqui, inclui dois painéis e um debate e é organizada pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), em conjunto com a Universidade do Algarve (UAlg) e a Associação Académica da UAlg, e com a colaboração da Direcção de Serviços da Região Algarve da DGEstE.

Segundo a organização, nos dois painéis vão ser abordados temas como «a importância da água para a produção de alimentos e para a vida, a situação actual das reservas hídricas na região do Algarve, a avaliação do estado da arte em matéria de mitigação e adaptação, os desafios futuros e o modo como os mais jovens encaram e propõem medidas para uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos», entre outros. No debate, vão estar em foco os tópicos «principais ameaças e desafios para a nossa segurança alimentar, os nossos ecossistemas e o nosso bem-estar, bem como possíveis soluções em direcção a uma maior resiliência».

A organização refere que esta sessão comemorativa «incide na importância da água como base da vida e da alimentação, sensibilizando os mais e menos jovens para a importância de gerir a água de forma responsável, porque a disponibilidade deste precioso recurso está gravemente ameaçada». «Alterações climáticas, escassez, seca, são termos/fenómenos/factos infelizmente cada vez mais recorrentes. É essencial não ver a água como garantida e começar a melhorar a forma como a usamos nas nossas vidas quotidianas e na produção de alimentos. O que comemos e como esse alimento é produzido afectam a quantidade e qualidade da água. Podemos fazer a diferença optando por padrões e sistemas alimentares assentes nos princípios da Dieta Mediterrânica, reduzindo o desperdício de alimentos e encontrando formas seguras de reutilizá-los, evitando a poluição da água. Mas também sendo mais eficientes e racionais no uso deste recurso cada vez mais escasso, combatendo as perdas e os usos supérfluos, procurando origens alternativas e aplicando os princípios da economia circular ao ciclo da água. É um desafio intergeracional, que a todos convoca e para o qual ninguém deve ficar alheado ou deixado para trás», afirma a organização.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente, a 16 de Outubro, desde 1981. A Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Alimentação realizada em Faro será aberta ao público em geral e de participação gratuita, mediante a inscrição, que pode ser feita aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...