Anunciados vencedores do XII Prémio Nacional de Agricultura

Foram anunciados ontem, 7 de Fevereiro, em Lisboa, os vencedores da 12.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), iniciativa organizada em parceria por BPI e Medialivre (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Alimentação e o apoio da PwC. Visando distinguir «casos de sucesso nacionais da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária», o PNA recebeu nesta edição 1.309 candidaturas, das quais o júri decidiu galardoar as seguintes empresas:

Categoria “Sustentabilidade”

Vencedor: Casa Relvas, Lda

Menção honrosa: Sociedade Agrícola Herdade dos Lagos, Lda

Categoria “Inovação de processo”

Vencedor: Quinta do Crasto, SA

Menção honrosa: Frutas Classe, Comércio de Frutas, SA

Categoria “Inovação de produto”

Vencedor: Asferglobal, Lda

Menção honrosa: Apeco – Agropecuária Coelheirinhas, Lda

Categoria “Inovação de novos projectos”

Vencedor: Duck River Agriculture, Lda

Menção honrosa: WiseShape, Lda

Na categoria especial “Personalidade” do Prémio Nacional de Agricultura foi distinguido Arlindo Marques da Cunha, ex-ministro da Agricultura (1990-1994). Actual presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, foi galardoado «pelo seu percurso e contributo para o sector», indica a organização do PNA.

Na categoria especial “Institucional”, o prémio foi para o projecto “BIPP Semear: Terra de Oportunidades”, um programa de formação certificada desenvolvido pela associação BIPP, entidade criada em 2005 por um grupo de pais de crianças com necessidades especiais. Segundo a organização do PNA, o projecto “BIPP Semear” foi desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Agronomia e «promove a empregabilidade e a integração socioprofissional no sector agroalimentar de jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento».

Na abertura da cerimónia de atribuição de prémios, Pedro Barreto, administrador do BPI (na fotografia), e Ana Dias, administradora da Medialivre, realçaram o papel do PNA na «promoção, divulgação e reconhecimento do que de melhor é feito na agricultura em Portugal, em termos de sustentabilidade e inovação». Este evento contou com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação.

O BPI afirma que a agricultura é um «sector prioritário» para a entidade e que é um «parceiro» para as empresas do sector, salientando que «o dinamismo e a resiliência do agronegócio nacional reflectem a aposta na inovação e competitividade, que permitem que o sector se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro». Esta instituição bancária assinala também que, além de ser o banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da Agroglobal e do Colóquio do Milho – «reforçando assim a proximidade com o sector» –, «lidera a colocação das principais linhas de apoio à tesouraria específicas do sector agrícola: Linha IFAP Curto Prazo, com uma quota de 72% (de 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2023), e adiantamentos de subsídios à exploração IFAP/CAP, com uma quota de 63%». O BPI refere ainda que, nos últimos 10 anos, financiou «mais de 500 milhões de euros, no total de cerca de 10.500 financiamentos, que beneficiaram perto de 2.000 clientes», e que dispõe de um «conjunto de instrumentos financeiros» e de «equipas especializadas dedicadas ao sector».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...