Álvaro Mendonça e Moura eleito presidente da CAP

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) elegeu Álvaro Mendonça e Moura como presidente da Direcção para o triénio 2023-2026, no acto eleitoral mais participado na história da Organização e que decorreu, pela primeira vez, em formato electrónico.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Álvaro Mendonça e Moura tem uma longa carreira diplomática. embaixador em Viena e em Madrid foi, entre outras funções, representante permanente de Portugal junto da União Europeia, período durante o qual acompanhou a reforma da política agrícola comum de 2003, e, posteriormente, junto das Nações Unidas. Entre 2017 e 2021, desempenhou as funções de secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Natural do Porto e com fortes raízes transmontanas, onde passou períodos da sua juventude, Álvaro Mendonça e Moura conhece a agricultura desde tenra idade, tendo crescido acompanhando as actividades agrícolas da família, nas quais promoveu uma profunda reconversão e fundou uma Sociedade familiar.  Actualmente, é sócio da APPITAD – Associação dos produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e da AMÊNDOACOOP – Cooperativa dos Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo.

Álvaro Mendonça e Moura, o novo presidente da CAP, afirma: «É com enorme orgulho que assumo a presidência da CAP, a maior e a mais antiga estrutura representativa do sector em Portugal, prestes a cumprir os seus 50 anos de história. A CAP tem um papel fundamental na promoção e na defesa da agricultura e dos agricultores portugueses, representando também os seus interesses em Bruxelas, onde tem uma Delegação Permanente. Os desafios são múltiplos, em diversas frentes. A agricultura é um sector fundamental da economia nacional com importante contributo para as exportações, é peça-chave da coesão territorial e promotora insubstituível da sustentabilidade ambiental. Assumo, por isso, o compromisso de pugnar pelo desenvolvimento e crescimento do sector agroflorestal português, dando voz ao seu principal pilar: os agricultores».

A lista hoje eleita confirmou, além de Álvaro Mendonça e Moura para a presidência da Direcção, os nomes de Eduardo Oliveira e Sousa como presidente da Mesa da Assembleia Geral, e de António de Paula Soares como presidente do Conselho Fiscal. Os novos Órgãos Sociais da CAP são compostos por organizações representativas dos mais diversos sectores e regiões, que espelham a maior renovação dos seus membros na história da CAP.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...