Alqueva passa a fornecer água ao Sistema de Santo André para abastecimento industrial

Com o objectivo de reforçar o abastecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) por parte da Águas de Santo André, começou a ser transferida água entre o Sistema de Alqueva e o Sistema de Santo André desde 3 de Março. Segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), que levou a cabo a obra que liga o Adutor RoxoSado ao sistema de adução à Albufeira de Morgavel, num troço de 17 quilómetros (km), «esta empreitada permitiu ainda a realização da ligação à Albufeira de Fonte Serne, que garante o fornecimento de água aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado».

Num comunicado conjunto da EDIA e da Águas de Santo André, «esta ligação contribui significativamente para o aumento da fiabilidade do abastecimento de água ao principal pólo industrial do País [ZILS], uma vez que representa uma redundância da origem de água para fornecimento deste complexo». As entidades explicam que, «para garantir este reforço de armazenamento, a água de Alqueva teve que percorrer um total de cerca de 170 km de canais, túneis e condutas, passando, pelo caminho, pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Alvito, Pisão e Roxo».

A propósito desta obra, o comunicado sublinha que, «no actual contexto de seca, a EDIA e a Águas de Santo André contribuem para o aumento da resiliência dos seus sistemas, fazendo face aos períodos de seca que se vêm registando», acrescentando-se que «Alqueva assume-se uma vez mais como reserva estratégica de água, garantindo água para regadio aos seus perímetros e perímetros confinantes, água para abastecimento público e, agora, também água para abastecimento industrial». A Águas de Santo André é a empresa do Grupo Águas de Portugal que tem por missão gerir e explorar o Sistema de Santo André, assegurando o abastecimento de água às populações do concelho de Sines e Santiago do Cacém, a recolha e tratamento das águas residuais e, ainda, as exigências das indústrias localizadas na ZILS, relativamente ao abastecimento de água potável, água industrial, água residual e resíduos industriais.

ZILS

[fotografia: AICEP]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...