AEP promove missões empresariais à Ásia Oriental para empresas nacionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal promove, durante as próximas duas semanas, missões empresariais virtuais à China, Hong Kong, Japão, Macau e Coreia do Sul para os sectores agroalimentar e bebidas, indústria e serviços, vinhos, cerâmica, cortiça e TIC.

Entre Janeiro e Fevereiro, as empresas participantes podem realizar seis reuniões para os cinco mercados, que no seu conjunto contam com mais 1.500 milhões de consumidores e representam cerca de 20% da população mundial.

As missões empresariais virtuais da AEP pretendem contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses.

Através da identificação de potenciais parceiros e o agendamento de reuniões, as missões empresariais virtuais permitem desenvolver contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados.

A China regista o 2º maior PIB mundial, em termos nominais e situa-se na 1ª posição em número de habitantes. Foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens em 2019, ocupando a 6ª posição ao nível das importações. As exportações situaram-se em 602,8 milhões de euros.

Hong Kong, pela sua dimensão e dinamismo económico, é um mercado desenvolvido e uma das economias mundiais mais competitivas. É uma importante plataforma de entrada de produtos europeus na China Continental, beneficiando do Acordo CEPA.

O Japão tem a 3ª mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados e com apetência por produtos estrangeiros. É um mercado aberto às importações, fortemente concorrencial e muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos.

Nos últimos anos, a economia de Macau registou um notável desenvolvimento. A abertura das fronteiras da China Continental foram factores essenciais para a economia macaense registar um crescimento assinalável. Em termos de PIB per capita, o território apresenta dos valores mais elevados da região da Ásia-Pacífico.

A Coreia do Sul tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados. É um país de forte base industrial e um dos mercados mais abertos do mundo.

O projecto BOW – Business on the Way

Em 2020, o BOW promoveu 13 acções de internacionalização (três feiras internacionais, três missões empresariais, cinco missões virtuais e duas feiras virtuais) em 22 mercados, tendo envolvido 70 empresas.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de acções de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de acções em mercados externos.

O projeto BOW – Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...