InovMilho realiza a 13 de Setembro Dia de Campo sobre inovação na cultura do milho

Realiza-se a 13 de Setembro, a partir das 9h00, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, um Dia de Campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo – InovMilho. Esta iniciativa combina apresentações em sala e demonstrações em campo, visa mostrar inovação na cultura do milho e é considerada como «fundamental para a criação de sinergias entre o meio científico-académico, o sector produtivo nacional e as indústrias agro-alimentares».

Segundo o InovMilho, «durante a visita aos ensaios de campo, as empresas e a comunidade científica e académica darão a conhecer técnicas e tecnologias inovadoras que potenciam a produtividade e a sustentabilidade da cultura do milho em Portugal». Na lógica de que, como refere a organização, «a aproximação entre a academia, a investigação e os agricultores nacionais deve constituir uma das prioridades da nossa agricultura», durante o Dia de Campo também serão apresentados «alguns dos ensaios levados a cabo pelos alunos que optaram por implementar os seus estágios nesta Estação» – na sequência de um protocolo estabelecido entre o InovMilho e 15 instituições de ensino e investigação, «com vista à implementação de um programa de estágios na Estação Experimental António Teixeira.

Entre outros, serão abordados temas como “Avaliação da produtividade do milho em função de quatro sistemas de rega”, “Os desafios técnicos da sementeira com 1,5 m de espaçamento na entrelinha” (no âmbito de um estudo sobre densidades) ou “Melhoria da tolerância à seca em milho com um bioinoculante bacteriano”. O evento inclui ainda a inauguração do “Albergue para Estagiários”, destinado a alunos, investigadores e técnicos agrícolas no âmbito do InovMilho.

Pode consultar aqui o programa completo deste evento. A participação nesta iniciativa é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sendo que esta deve ser efectuada até dia 31 de Agosto, aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira

Notícias relacionadas

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...