No âmbito do InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo 2023, a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis) instalou este ano, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, um ensaio de milho com superdensidade. Segundo a entidade, foi instalado «um ensaio com a entrelinha a 1,50 metros, com a fita de rega gota-a-gota instalada a 10 centímetros da linha de sementeira e com duas densidades de sementeira diferente: 80.000 sementes por hectare e 160.000 sementes por hectare».
Em comunicado, a Anpromis refere que, «da amostragem efectuada, a produção estimada ronda os 14.000 quilogramas por hectare em ambos os ensaios, o que julgamos ser um valor muito encorajador». A associação explica ainda que «a instalação da rega gota-a-gota na cultura do milho com a entrelinha a 0,75 centímetros apresenta anualmente inúmeros desafios que, no essencial, se prendem com a correcta emergência do milho semeado» e que foi neste contexto que desenvolveram o ensaio – abaixo apresentamos uma fotografia do ensaio captada em 20 de Julho.

A fotografia de abertura desta notícia, da autoria da Anpromis, é das maçarocas de milho semeadas na densidade de 160.000 sementes por hectare. Pode visionar a partir da imagem abaixo um vídeo sobre o ensaio de superdensidade implementado na Estação Experimental António Teixeira.