XXIV Feira Raiana acolhe II Congresso Mundial das Bio-regiões e RegenAg Summit

A XXIV Feira Raiana decorre de 26 de Julho a 4 de Agosto, em Idanha-a-Nova, subordinada ao tema “Uma saúde, um planeta”. A edição de 2024 deste evento transfronteiriço inclui o II Congresso Mundial das Bio-regiões, que se realiza nos dias 29 e 30 de Julho, no Centro Cultural Raiano.

Além de apresentações, palestras e assinatura de protocolos, o II Congresso Mundial das Bio-regiões conta ainda com duas sessões temáticas: “Organic Districts for a Healthy Planet” e “Key Components for Enhancing the Multi-Functionality of Organic Districts”. Pode consultar aqui o programa completo da segunda edição do congresso, que vai reunir «especialistas, líderes e representantes de diversas regiões, com o objectivo de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento regional sustentável, numa escala global».

Durante a XXIV Feira Raiana vai ter lugar ainda a “RegenAg Summit”, promovida pelo Pólo de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar (Smart Sustainable Farms, Foods and Trade-Digital Innovation Hub – SFT-EDIH). Esta é definida como «um evento inovador que reúne líderes da indústria agroalimentar, especialistas em tecnologia e inovadores para discutir o futuro do sector», tendo «particular foco na digitalização, na agricultura regenerativa e nas atividades e serviços dos parceiros de consórcio».

Segundo a organização da RegenAg Summit, «este encontro visa fomentar a colaboração e a adopção de tecnologias digitais que promovam a sustentabilidade e a competitividade no setor, bem como envolver os participantes em momentos de sensibilização para modos de consumo alimentar mais amigos do ambiente, sempre com a agricultura regenerativa em mente, e com o tema da Feira Raiana deste ano, “One Health, One Planet” como principal motivação». Como pode verificar no programa da RegenAg Summit, estão previstas actividades para todos os dias da Feira Raiana (no palco 12 e na tenda 8), entre «apresentações de especialistas», «demonstrações de soluções inovadoras e projectos pioneiros» (por empresas e centros de investigação), «sessões temáticas com especialistas de renome na área alimentar», networking, cooking shows e atendimento sobre os serviços do Pólo de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar.

No dia 31 de Julho, os alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa irão apresentar as suas investigações sobre circularidade agroalimentar – «tais como actividades benéficas dos cogumelos para a saúde, valorização de subprodutos de agrião, nabos e outras fontes de isotiocianatos para promoção da saúde, valorização de subprodutos da azeitona, da casca de melão e de subprodutos de tomate» –, sendo que, para a organização, estas apresentações «reforçam a importância da circularidade na produção de produtos locais da região». Também a 31 de Julho, das 16h00 às 17h30, terá lugar uma mesa-redonda sobre o tema One Health.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
Culturas de cobertura
Dia aberto sobre culturas de cobertura a 11 de Abril em Coruche
image001 (5)
15 frutas e legumes recebem distinção Sabor do Ano 2025

Notícias relacionadas

2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
No ano em que celebra 25 anos de existência, a Selectis levou a cabo a renovação...
Culturas de cobertura
Dia aberto sobre culturas de cobertura a 11 de Abril em Coruche
A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, vai ser palco, na manhã...
image001 (5)
15 frutas e legumes recebem distinção Sabor do Ano 2025
O SABOR DO ANO, selo líder de qualidade no sector alimentar, premiou na edição...
Foto Salad Greenhouse (62)
Compal renova Fábrica de Sumos na KidZania e convida crianças a tornarem-se frutólogos por um dia
A Compal acaba de renovar a sua Fábrica de Sumos na KidZania, que está pronta...