No dia 14 de maio às 15h00, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) organiza na sua sede, em Lisboa, um debate com candidatos a deputados ao Parlamento Europeu, no âmbito das eleições que se vão realizar a 9 de Junho. Esta iniciativa terá transmissão em directo através da plataforma Zoom e também na página da CAP no Facebook, seguindo os links aqui disponibilizados.
A associação afirma que esta sessão tem como objectivo «conhecer a visão e as prioridades dos partidos sobre as principais matérias relacionadas com o sector agroflorestal a nível europeu», salientando que considera «urgente e premente que os partidos esclareçam os agricultores sobre as suas propostas para a agricultura europeia». «Praticamente 30% do orçamento da União Europeia é dedicado à agricultura, assumindo-se a Política Agrícola Comum (PAC) como um pilar fundamental da integração europeia e de enorme centralidade nas políticas comunitárias. No rescaldo de um ano marcado pelos protestos dos agricultores europeus, será durante este novo mandato que irão decorrer novas negociações com vista à simplificação da própria PAC e à harmonização das regras ambientais, da mesma forma que será construído o novo quadro comunitário que vigorará a partir de 2027», sublinha a associação.
Com o mote “Eleições europeias e o futuro da política agrícola comum”, este debate será moderado por Luís Mira, secretário-geral da CAP. Participam no debate deputados candidatos ao Parlamento Europeu em representação da Aliança Democrática (AD), Partido Socialista (PS), Chega, Iniciativa Liberal (IL) e Coligação Democrática Unitária (CDU).