Valpaços acolhe VII Congresso Nacional do Azeite a 17 de Maio

O Pavilhão Multiusos de Valpaços, na região de Trás-os-Montes, vai ser o palco, a 17 de Maio, da sétima edição do Congresso Nacional do Azeite. Este evento é organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) – associação sem fins lucrativos que tem a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do mundo –, em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços (certame que tem lugar de 17 a 19 de Maio).

Segundo a organização, esta iniciativa visa «contribuir para a dinamização do sector olivícola e oleícola nacional, um dos mais importantes da economia nacional, enquanto fórum de debate e esclarecimento, ponto de encontro para os profissionais da área e fonte de partilha de conhecimento, privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica». O evento vai contar com mais de 20 oradores nacionais e internacionais e está organizado em três painéis: “Olivoturismo/Oliturismo, uma realidade?”; “Preço do azeite: Mitos e tabus”; “Alterações climáticas, o futuro hoje”.

Durante o evento, irá também proceder-se à entrega dos prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, organizado pelo CEPAAL. Sobre a evolução do sector, a organização do Congresso Nacional do Azeite destaca que, «desde o início deste século, a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado a fasquia dos mil milhões de euros em 2023».

O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa integrada no projecto OLI(V)ALL-IN, do CEPAAL, que é cofinanciada por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e que conta com um investimento de 46.551,01 euros. Pode consultar aqui o programa completo (e outras informações relativas ao evento) e os interessados podem efectuar aqui a inscrição – sendo que o período de inscrições está aberto até 13 de Maio.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alfarroba
Seminário a 16 de Maio debate os desafios da alfarrobeira em contexto de alterações climáticas
1
Associados da AlgarOrange venderam mais 4,5% de citrinos no primeiro semestre da campanha
1a
Valpaços acolhe VII Congresso Nacional do Azeite a 17 de Maio

Notícias relacionadas

Alfarroba
Seminário a 16 de Maio debate os desafios da alfarrobeira em contexto de alterações climáticas
O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel acolhe, no dia 16...
1
Associados da AlgarOrange venderam mais 4,5% de citrinos no primeiro semestre da campanha
Entre Setembro de 2023 e Fevereiro de 2024, no primeiro semestre da campanha...
1
CAP promove a 14 de Maio debate com candidatos às eleições europeias
No dia 14 de maio às 15h00, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP)...
olival
I Conferência Técnica do Olival decorre a 15 de Maio em Évora
No dia 15 de Maio, terá lugar em Évora, no Auditório do Colégio do Espírito...