Ordem dos Nutricionistas realiza conferência online sobre alimentação dos portugueses

“Que futuro para a alimentação dos portugueses?” é o tema de uma conferência em formato online organizada pela Ordem dos Nutricionistas e destinada a nutricionistas, esperando-se cerca de 500 participantes. Este evento terá lugar esta sexta-feira, 18 de Novembro, entre as 14h30 e as 17h00.

Segundo a organização, a sessão vai debruçar-se sobre temas como «a literacia alimentar, a educação em sustentabilidade, a transformação necessária aos sistemas alimentares e, ainda, a contribuição do nutricionista no desafio do “futuro da alimentação”». A este propósito, a Ordem dos Nutricionistas refere que «a alimentação influencia directamente o meio ambiente, desde o modo como os alimentos são produzidos, processados e distribuídos, até aos ambientes alimentares e ao comportamento dos consumidores».

«Devemos salvaguardar a alimentação que cresce nas nossas próprias raízes: a dieta mediterrânica. Temos vindo a apelar para este padrão alimentar, que é não só amigo do ambiente como também saudável. É este o caminho que temos traçado e os nutricionistas pretendem contribuir para auxiliar os portugueses a recuperar este estilo de vida», realça Alexandra Bento, bastonária. Pode consultar abaixo o programa desta iniciativa.

 

Programa

14h30 – Sessão de boas-vindas

15h00 – Painel: Que futuro para a alimentação dos portugueses?

A literacia e a capacitação dos cidadãos para escolhas e práticas mais sustentáveis e saudáveis – Ana Helena Pinto, Nutrition for Happiness

Educação em sustentabilidade. Onde estamos? Para onde queremos ir? A contribuição do nutricionista – Helena Real, Associação Portuguesa de Nutrição

Os sistemas alimentares e a saúde: da vulnerabilidade à transformação necessária – João Costa Leite, Comissão Europeia

O desafio chamado “futuro da alimentação” – Pedro Moreira, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

17h00 – Encerramento

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...