Candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal abertas até 1 de Agosto

Decorre até 1 de Agosto o período de submissão de candidaturas à edição de 2022 da Academia do Centro de Frutologia Compal, destinada a produtores de Norte a Sul do país e abrangendo projectos em mais de duas dezenas de frutas diferentes. Dos candidatos, serão seleccionados 12, que irão receber formação teórica e prática, no decorrer de dois meses, leccionada por empresários, técnicos e académicos ligados ao sector e também oriundos de áreas relevantes de conexão com o sector.

A formação abrange cerca de 60 horas, será dividida entre módulos digitais e presenciais (neste caso, com visitas a instalações agrícolas de Portugal) e, nesta edição, conta com «um programa de formação reforçado no que toca aos temas da sustentabilidade ambiental, sendo que haverá ainda módulos em fruticultura, gestão de negócio agrícola, marketing e vendas, e outros». Os 12 formandos vão ser escolhidos por um júri composto por elementos da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Esta iniciativa é dirigida a empreendedores na área frutícola à procura de instalar terreno, expandir ou reconverter a sua instalação e visa a «formação e habilitação dos produtores frutícolas nacionais», bem como o «fortalecimento da fileira da fruta portuguesa, através da promoção de importantes redes de contacto entre as diferentes entidades do sector», explica o Centro de Frutologia Compal. A entidade refere que, «além do conhecimento partilhado, que abrange diversos tópicos dentro da gestão e negócio agrícola», esta iniciativa «possibilita ainda aos seus formandos plenas oportunidades para networking e aproximação às partes interessadas do sector frutícola português, incluindo à indústria».

No fim do período de formação, três dos 12 formandos vão receber ainda uma bolsa de apoio à instalação, no valor de 20.000 euros. As candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal devem ser apresentadas até ao dia 1 de Agosto, aqui ou aqui.

O Centro de Frutologia Compal foi criado em 2012 e a primeira edição da Academia teve lugar nesse ano. A entidade realça que nestes 10 anos regista 109 produtores formados, 24 frutas abrangidas e 550.000 euros atribuídos em bolsas de apoio à instalação, «sempre com o compromisso de promover a fruticultura nacional, apoiar os produtores portugueses e dar visibilidade à fruta portuguesa».

Candidaturas_CFC_851x315px

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...