Lusomorango e Católica promovem conjunto de iniciativas em Odemira a 21 e 22 de Julho

Nos dias 21 e 22 de Julho, em Odemira, a Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos e o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa vão promover um conjunto de iniciativas dedicadas aos temas da água, da sustentabilidade e do território. Estas iniciativas são organizadas no âmbito do programa “Visão estratégica para o agroalimentar – Conhecer para decidir, planear para agir”, iniciado em 2021, e decorrem enquadradas na realização da edição de 2022 da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO).

O dia 21 de Julho será preenchido com visitas a empresas da região – para «dar-se a conhecer alguns exemplos das melhores práticas promovidas na actividade agrícola», explica a organização – e com um “Jantar Empresarial” – que «reunirá produtores e outros agentes económicos, assim como entidades e organismos regionais e nacionais com actividade relevante para o sector na região». No dia 22 de Julho tem lugar o IV Colóquio Hortofrutícola, «que pretende trazer até Odemira a análise e discussão dos temas transversais da actividade agrícola e que também impactam a região» e que vai reunir «um painel de especialistas na gestão do território, académicos e empresariais».

O Colóquio tem início às 9h30, tem lugar no auditório da Sociedade Recreativa S.Teotoniense (na vila de São Teotónio), vai contar com três painéis – “Água – Gerir bem para melhor proteger”, “Sustentabilidade – Recursos naturais e produção agrícola”, “Território – Desafios e oportunidades da actividade agrícola” – e vai contar com a participação de entidades como a Câmara Municipal de Odemira, a Câmara Municipal de Santarém, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg), a Associação de Beneficiários do Mira (ABM) e o Lidl. Segundo a organização, pretende-se que o IV Colóquio Hortofrutícola «seja um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar a nível global e, também, os desafios que o sector agrícola enfrenta».

A organização destas iniciativas refere que «a crise energética e a guerra na Ucrânia, que ocorrem depois de um período altamente desafiante de pandemia, vêm colocar ainda mais em destaque a necessidade de soluções adequadas que permitam continuar a garantir à actividade agrícola a possibilidade de produzir alimentos que assegurem a alimentação fundamental à sobrevivência humana», acrescentando que, «para que isso aconteça, é fundamental uma acção estruturada e integrada nos territórios que alie o mais sustentável e eficiente uso dos recursos existentes, com o desenvolvimento local e regional dos territórios e das suas comunidades». Também sublinha que este conjunto de iniciativas «se dedica à excelência da agricultura realizada em Portugal».

Este conjunto de iniciativas é organizado em parceria com a CAP, a AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, a PortugalFoods, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), contando ainda com o apoio do Crédito Agrícola e do Enigma – Nature & Water Hotel. Pode consultar aqui o plano das actividades realizadas nos dias 21 e 22 de Julho em Odemira no âmbito do programa “Visão estratégica para o agroalimentar – Conhecer para decidir, planear para agir” e da FACECO 2022.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...