VitiVino em Palmela a 23 e 24 de Novembro

Nos dias 23 e 24 de Novembro, o Cineteatro São João, em Palmela, vai ser o palco do VitiVino 2022, evento que agrega o II Simpósio de Viticultura e o IV Colóquio Vitivinícola, da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), e que tem o objectivo de contribuir para «a melhoria da vitivinicultura, com mais ciência, mais conhecimento e mais inovação». O VitiVino é organizado pela APH e pela Sociedade das Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), em parceria com a Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE), a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

O programa do VitiVino 2022 inclui três sessões técnico-científicas – “Castas e ambiente”, “Zonagem vitícola e alterações climáticas”, “Digitalização e mecanização na viticultura” –, uma mesa-redonda sobre ‘O mercado e os desafios globais” e uma visita técnica. Segundo a organização, este evento visa «promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector, através da divulgação dos avanços científicos em áreas chave da vitivinicultura, a fim de se apontarem futuras linhas de investigação que ajudem a colmatar os desafios da sanidade, dos recursos genéticos e das alterações climáticas, sempre na óptica da sustentabilidade da cultura da vinha».

«O sector vitivinícola português tem revelado uma boa dinâmica, produzindo vinhos com uma boa relação qualidade preço. Contudo, cada região precisa olhar de uma forma diferente para as várias componentes da viticultura, desde as castas, pragas e doenças, mecanização, mão-de-obra, até à valorização e comercialização do produto final, seja ele o vinho ou as uvas. Existem oportunidades de valorização de modos de produção ambientalmente mais sustentáveis e de aproveitamento da notoriedade do vinho do Porto para os outros vinhos. Para tal, é necessária uma aposta forte na investigação e inovação, e as consequentes melhorias na informação, na adopção das inovações pelos agentes económicos e na governação das partes interessadas», refere a organização. Podem ser obtidas mais informações sobre o VitiVino 2022 no site do evento.

post bovinos leite_facebook

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...