Evento final do grupo operacional FitoFarmGest em Beja a 21 de Junho

“Gestão sustentável de fitofármacos, em olival, vinha e culturas arvenses, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva” é o tema do evento final do grupo operacional (GO) FitoFarmGest, que se realiza a 21 de Junho. Este evento tem lugar no Auditório da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, a partir das 14h00.

O programa, que pode consultar aqui, contempla a apresentação dos resultados do GO FitoFarmGest, a apresentação do “Manual de boas práticas para a gestão sustentável de factores de produção”, desenvolvido pelos parceiros do projecto, e uma mesa-redonda sobre o tema “Gestão de factores de produção na agricultura de regadio”. Os interessados em participar no evento final deste projecto podem inscrever-se aqui.

Este projecto envolve os seguintes parceiros: Instituto Politécnico de Beja (entidade líder), Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), Sarilhos Poéticos – Sociedade Agrícola, Herdeiros de Serafim Afonso Cabral, Sociedade Agrícola Monte Santo Estevão, Sociedade Agrícola Saramago de Brito, Sociedade Agropecuária Coelho Palma. O grupo operacional FitoFarmGest tem três objectivos: avaliar as dinâmicas dos principais grupos de fitofármacos (entre eles os enquadrados na Directiva 2013/39/EU, como substâncias prioritárias no domínio da água) com impacto ambiental e humano em culturas de regadio na zona de influência do EFMA; identificar/ determinar um grupo de indicadores biológicos e/ou físico-químicos de avaliação de uso sustentável de fitofármacos, por forma a melhorar a monitorização da sua utilização e garantir um melhor grau de protecção da população humana e dos ecossistemas; Elaborar um Manual de Boas Práticas no âmbito da gestão sustentável de fitofármacos, contribuindo para a melhoria da qualidade da produção, protecção e conservação do solo e dos recursos hídricos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...