Na manhã do dia 29 de Abril, a partir das 9h30, tem lugar em Alcobaça, no pomar da Quinta Nova, um Dia Aberto/de Campo do grupo operacional “PoliMax – Promoção e aumento da eficiência da polinização entomófila em macieiras, pereiras e cerejeiras”. Segundo a organização, o tema central do evento será o efeito dos polinizadores nos pomares de pêra e maçã, nomeadamente de pêra Rocha e de maçã Fuji e Reineta.
O grupo operacional PoliMax é liderado pelo Centro Operativo eTecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e conta com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), a Cooperfrutas – Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtores Hortícolas de Alcobaça, a Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento Integrado da Floresta, a Cerfundão – Embalamento e Comercialização de Cereja da Cova da Beira e a Campotec – Conservação e Transformação de Hortofrutícolas. Esta iniciativa teve início em Fevereiro de 2018, termina em Junho próximo e tem como objectivo principal «promover o processo de polinização entomófila como forma de aumentar o rendimento da produção agrícola, obtendo-se frutos, com sementes, de valor acrescentado devido à sua qualidade nutricional, capacidade de conservação e resistência a inimigos».
O programa completo deste Dia Aberto/de Campo do grupo operacional PoliMax, que contém informação detalhada sobre a local de realização do evento, pode ser consultado aqui. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser efectuadas aqui.