Gulbenkian lança competição de soluções para eficiência hídrica

Decorrem até 16 de Maio as inscrições para participar na “Hack for Good @ Home”, competição para desenvolver soluções tecnológicas para a medição e a optimização da utilização da água na agricultura. Esta é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do “Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável”, destinada à comunidade tecnológica, bem como a estudantes ou a profissionais ligados à eficiência hídrica e à gestão agrícola.

As equipas apuradas para a segunda edição do hackathon online “Hack for Good @ Home” terão acesso a mentores especializados e as três melhores soluções vão receber prémios de 500 euros (3.º lugar), 1.500 € (2.º lugar) e 3.000 € (1.º lugar). O desafio é para «desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras que promovam e facilitem uma agricultura mais sustentável e eficiente no uso da água», com base no princípio de que «o desenvolvimento de novas tecnologias de medição e optimização do uso deste recurso na agricultura é fundamental para prevenir um futuro de escassez de água».

A entidade afirma que, no quadro do desenvolvimento sustentável, uma das principais prioridades é «estimular práticas de produção e consumo mais sustentáveis que, através do uso eficiente de recursos, assegurem a protecção ambiental e contribuam, simultaneamente, para o crescimento económico e a satisfação das necessidades humanas», isto num cenário em que «as previsões apontam para um cenário de escassez de água em Portugal já nos próximos 20 anos, o que põe em risco a nossa capacidade de produção de bens e serviços essenciais, incluindo a nossa alimentação». Assim, a Fundação Calouste Gulbenkian lança este desafio para se «encontrar soluções e perspectivas inovadoras para este problema» porque «é essencial criar oportunidades para um crescimento sustentável da agricultura em Portugal» e porque «acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel decisivo no desenho de um sector agrícola mais eficiente e sustentável, incorporando melhores práticas, com um custo reduzido e de fácil implementação».

A iniciativa “Hack for Good” foi criada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2016, com o objectivo de «demonstrar o papel que a tecnologia pode desempenhar na resolução dos principais desafios sociais e ambientais que a nossa sociedade enfrenta». Pode obter mais informações sobre esta iniciativa e sobre as condições desta edição aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...