Comissão interprofissional da batata de França lança site “Batatas à Mesa”

O site “Batatas à Mesa”, lançado recentemente pela Comissão Nacional Interprofissional da Batata (CNIPT), de França, pretende ser uma «nova vitrina da batata francesa» e disponibiliza informações sobre batata vendida em fresco e a sua confecção. O conceito “Batatas à Mesa” também conta com uma página no Facebook e um canal no YouTube, «onde poderá encontrar uma grande variedade de receitas e conselhos nutricionais», refere um comunicado da CNIPT.

Segundo o comunicado, este site – batatasamesa.com – é dirigido «tanto a profissionais como a apreciadores de cozinha em Portugal» e, através dele, «profissionais do sector, futuros chefes de cozinha, cozinheiros, influenciadores e outros prescriptores têm agora todas as chaves em mãos para seleccionar as batatas certas e criar uma variedade de receitas, tanto tradicionais como inovadoras». O site disponibiliza receitas com batata – sendo referido que «para cada receita é aconselhável seleccionar as batatas de acordo com a receita e as especificidades culinárias de cada variedade» –, dicas e recomendações sobre a selecção e conservação das batatas, informações sobre «os seus muitos benefícios nutricionais», sobre a história da batata, as suas origens e a evolução da sua utilização ao longo dos anos.

O site inclui igualmente vídeos de receitas desenvolvidas com chefes de cozinha em masterclasses destinadas a alunos de escolas portuguesas de hotelaria, as quais foram realizadas através da campanha “Taste France”, «em associação com outros produtos emblemáticos da gastronomia francesa, tais como o foie gras e frutas e legumes frescos». Estão disponíveis cinco masterclasses de uma hora, com apresentação do chef Luís Machado, que foram transmitidas em directo e que podem ser visionadas em replay, sendo que «cada uma das receitas é elaborada com batatas francesas e cada método de cozedura é utilizado».

Ao nível da selecção deste produto, a CNIPT salienta que «existem três famílias principais de batatas: “a vapor ou cozidas”, que têm polpa firme e que aguentam bem durante a cozedura; “no forno ou em puré”, com uma textura mais untuosa; “as fritas”, especificamente seleccionadas para obter batatas fritas untuosas no interior, estaladiças na parte exterior e que absorvem pouco óleo». A entidade realça ainda que «as batatas têm poucas calorias» – «contêm 78% de água e apenas 0,3% de gordura» – e que, «a vapor ou cozidas, são um excelente aliado para refeições leves e saudáveis».

Robalo em papelote e as suas batatas1

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...