Uva de mesa e kiwi nacionais já podem ser exportados para a Costa Rica

A exportação de uva de mesa e de kiwi nacionais tem agora um novo mercado disponível: a Costa Rica. De acordo com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, «esta conquista representa mais um contributo para o reforço do crescimento e da diversificação das exportações de frutas portuguesas, sendo dado mais um passo na prossecução dos objectivos do Governo no âmbito do apoio e do incentivo à internacionalização das empresas e dos produtos portugueses».

Para além da pêra, da maçã e dos citrinos, agora também a uva de mesa e o kiwi podem ser exportados para a Costa Rica. Actualmente, são 238 os produtos que podem ser exportados para 58 destinos.

«Nesta legislatura, já foram abertos três novos mercados e temos ainda em vista a abertura de mercado para a exportação de quase 300 novos produtos. Estamos a trabalhar nestas oportunidades, conscientes da importância de conquistas como a que anunciamos hoje», sublinha a governante. Segundo a ministra, o aumento das exportações reflecte o «dinamismo do sector» e «representa um contributo importante para o crescimento da nossa economia. Pretendemos, pois, continuar a reforçar este contributo, conscientes do papel da agricultura na produção de riqueza, na criação de emprego, na promoção dos nossos produtos, no combate às desigualdades, na garantia de um desenvolvimento coeso do território, no aumento das oportunidades e na valorização das pessoas».

Tendo sido concluídos os processos de análise de risco de pragas, conduzidos pela Autoridade Fitossanitária da Costa Rica, em estreita articulação com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, e que permitiram fixar os requisitos fitossanitários a serem cumpridos por Portugal, estão garantidas as condições necessárias para a exportação de uva de mesa e de kiwi nacionais para a Costa Rica. As empresas interessadas neste mercado deverão contactar as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas para cumprimento da necessária inspecção fitossanitária.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech

Notícias relacionadas

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
No dia 10 de Abril, a partir das 14h30, o Auditório do edifício Paços do Concelho...
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech
A Fertiberia Tech anunciou a integração da tecnologia AntiOX na sua marca de...
7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...