Autorizado enriquecimento de uvas e mosto de uvas para 2019/2020

É autorizada, para a campanha 2019/2020, a utilização da prática enológica de aumento do título alcoométrico na vinificação por adição de mosto concentrado ou concentrado rectificado.

Segundo nota informativa divulgada pelo Instituto da Vinha e do Vinho, na campanha 2019/2020 · mantêm-se os limites estabelecidos para a realização da operação definidos para as campanhas anteriores.

Para os produtos aptos a DO/IG devem ser consultadas as correspondentes entidades certificadoras (CVR), pois podem estabelecer limites mais baixos.

A utilização de mosto concentrado e concentrado rectificado no enriquecimento não beneficia de qualquer ajuda.

A Declaração de Operação de Enriquecimento é efectuada por submissão electrónica através do Sistema de Informação da vinha e do vinho (SIvv), sendo que a Declaração de Intenção deve ser entregue até 2 dias antes da data de realização das operações e a Declaração de Enriquecimento até 5 dias depois da data de realização das operações.

Procedimentos 

Operadores que já utilizam o SIvv: Apenas têm de aceder ao mesmo, efectuando a sua autenticação através da indicação do número de identificação fiscal (NIF) e do respectivo código de acesso;

Operadores que pretendem aceder ao SIvv pela 1.ª vez: O acesso é efectuado aqui.  Para a obtenção de um código de acesso deverá ter associado ao seu registo de entidade um correio electrónico válido para onde o mesmo será enviado.

Comunicação dos transportes de MC/MCR: Os documentos de acompanhamento do MC/MCR provenientes de outros países da União Europeia deverão ser registados no SIvv em: Trânsitos – Documento de Acompanhamento – Recepção.

Restrições

Tal como nas campanhas anteriores, as entidades certificadoras estabelecerão as condições de aplicação desta prática enológica para os produtos com DO e IG que certificam.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech

Notícias relacionadas

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
No dia 10 de Abril, a partir das 14h30, o Auditório do edifício Paços do Concelho...
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech
A Fertiberia Tech anunciou a integração da tecnologia AntiOX na sua marca de...
7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...