Lusomorango e Católica promovem conjunto de iniciativas em Odemira a 21 e 22 de Julho

Nos dias 21 e 22 de Julho, em Odemira, a Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos e o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa vão promover um conjunto de iniciativas dedicadas aos temas da água, da sustentabilidade e do território. Estas iniciativas são organizadas no âmbito do programa “Visão estratégica para o agroalimentar – Conhecer para decidir, planear para agir”, iniciado em 2021, e decorrem enquadradas na realização da edição de 2022 da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO).

O dia 21 de Julho será preenchido com visitas a empresas da região – para «dar-se a conhecer alguns exemplos das melhores práticas promovidas na actividade agrícola», explica a organização – e com um “Jantar Empresarial” – que «reunirá produtores e outros agentes económicos, assim como entidades e organismos regionais e nacionais com actividade relevante para o sector na região». No dia 22 de Julho tem lugar o IV Colóquio Hortofrutícola, «que pretende trazer até Odemira a análise e discussão dos temas transversais da actividade agrícola e que também impactam a região» e que vai reunir «um painel de especialistas na gestão do território, académicos e empresariais».

O Colóquio tem início às 9h30, tem lugar no auditório da Sociedade Recreativa S.Teotoniense (na vila de São Teotónio), vai contar com três painéis – “Água – Gerir bem para melhor proteger”, “Sustentabilidade – Recursos naturais e produção agrícola”, “Território – Desafios e oportunidades da actividade agrícola” – e vai contar com a participação de entidades como a Câmara Municipal de Odemira, a Câmara Municipal de Santarém, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg), a Associação de Beneficiários do Mira (ABM) e o Lidl. Segundo a organização, pretende-se que o IV Colóquio Hortofrutícola «seja um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar a nível global e, também, os desafios que o sector agrícola enfrenta».

A organização destas iniciativas refere que «a crise energética e a guerra na Ucrânia, que ocorrem depois de um período altamente desafiante de pandemia, vêm colocar ainda mais em destaque a necessidade de soluções adequadas que permitam continuar a garantir à actividade agrícola a possibilidade de produzir alimentos que assegurem a alimentação fundamental à sobrevivência humana», acrescentando que, «para que isso aconteça, é fundamental uma acção estruturada e integrada nos territórios que alie o mais sustentável e eficiente uso dos recursos existentes, com o desenvolvimento local e regional dos territórios e das suas comunidades». Também sublinha que este conjunto de iniciativas «se dedica à excelência da agricultura realizada em Portugal».

Este conjunto de iniciativas é organizado em parceria com a CAP, a AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, a PortugalFoods, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), contando ainda com o apoio do Crédito Agrícola e do Enigma – Nature & Water Hotel. Pode consultar aqui o plano das actividades realizadas nos dias 21 e 22 de Julho em Odemira no âmbito do programa “Visão estratégica para o agroalimentar – Conhecer para decidir, planear para agir” e da FACECO 2022.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...