2023 é o Ano Internacional do Milho Painço

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estabeleceu 2023 como o Ano Internacional do Milho Painço. A decisão foi tomada em 2021 e, segundo a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esta iniciativa pretende «divulgar formas de produção sustentável de milho painço, destacando o potencial deste cereal para oferecer novas oportunidades de mercado para produtores e consumidores».

O milho painço refere-se a um conjunto de vários cereais. A FAO destaca a sua versatilidade e a capacidade de resistência e adaptação às alterações climáticas.

Para a FAO, o Ano Internacional do Milho Painço também «é uma oportunidade única para sensibilizar e dirigir a atenção política para os benefícios nutricionais e sanitários do consumo do milho painço, bem como a sua aptidão para o cultivo em condições climáticas adversas». A entidade refere igualmente que «os painços abrangem um grupo diversificado de cereais de grande potencial», que «são uma importante fonte de alimentação para milhões de pessoas na África subsaariana e na Ásia» e que podem «desempenhar um papel importante, contribuindo para capacitar os pequenos agricultores a nível global e a alcançar o desenvolvimento sustentável, diminuindo a fome, promovendo a biodiversidade, e transformando os sistemas agroalimentares até 2030».

De acordo com a DGAV, «o Ano Internacional e o impulso para o aumento da produção de painço contribuirão para alcançar os objectivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030». Pode obter mais informações sobre o Ano Internacional do Milho Painço aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia

Notícias relacionadas

posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...